quinta, 28 de março de 2024
Cidade

UFSCar está entre as dez primeiras colocadas em Ensino e Pesquisa do Ranking Universitário Folha

21 Set 2016 - 09h37Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O Ranking Universitário Folha, divulgado segunda-feira, 19, destacou a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre as dez melhores instituições do País em Ensino (7º lugar) e Pesquisa (8º lugar). Na classificação geral, a Universidade ocupa a 11ª colocação - em um total de 195 instituições de ensino avaliadas - sendo a primeira colocada entre as universidades de médio porte com menos de 50 anos. A nota total da UFSCar foi de 90,39 e sua colocação nos demais rankings foram: 43º em mercado, 17° em internacionalização, 14° em Inovação.

Fundada em 1968, a UFSCar foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A Universidade possui quatro campi, nas cidades de São Carlos (sede), Araras, Sorocaba e Buri (Campus Lagoa do Sino). São cerca 12,8 mil graduandos e 64 opções de curso de graduação presenciais, sendo 39 em São Carlos, seis em Araras, 14 em Sorocaba e cinco em Lagoa do Sino.

RUF

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do Ensino Superior do Brasil feita pelo Jornal Folha de São Paulo, desde 2012. Na edição de 2016 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha de São Paulo em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Mais informações sobre a pesquisa podem ser vistas no site do RUF, ruf.folha.uol.com.br

 

Leia Também

Últimas Notícias