sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar é classificada com a 15ª melhor universidade da América Latina

Universidade avançou três posições em levantamento internacional realizado pela Times Higher Education

18 Jul 2018 - 14h58Por Assessoria de Imprensa
UFSCar é classificada com a 15ª melhor universidade da América Latina - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A revista Times Higher Education (THE) colocou a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 15º lugar entre 129 instituições de Ensino Superior da América Latina avaliadas. O ranking da THE - um dos principais rankings internacionais de universidades - com foco na América Latina foi divulgado nesta quarta-feira, 18 de julho; é a terceira vez que a publicação britânica faz esse tipo de levantamento apenas com instituições de ensino e pesquisa latino-americanas. Em 2017, a UFSCar figurou em 18º lugar, avançando, portanto, três posições.

Como critérios de avaliação, são levados em conta a qualidade do ensino e da pesquisa, publicações de artigos científicos, transferência de tecnologia ao setor produtivo, além do perfil internacional das universidades.

Para a formulação do ranking, os organizadores fazem coletas em bancos de dados de referência para aferir, por exemplo, o número de publicações científicas realizadas pelos pesquisadores das instituições. Além disso, solicitam às próprias universidades dados complementares, como o número de estudantes de graduação e pós-graduação, número de docentes, nacionalidades presentes na comunidade universitária, orçamento, interação com o setor produtivo, recursos destinados à pesquisa, programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), pós-doutorandos em atividade etc.

Na UFSCar, o levantamento de dados foi realizado pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), em parceria com a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e com o apoio de todas as pró-reitorias. O resultado alcançado demonstra o bom trabalho que a Universidade vem realizando no que se refere a formação acadêmica, produção de conhecimento, inovação e internacionalização.

Das 129 universidades que entraram no ranking, 43 são do Brasil - sendo que seis estão entre as 10 primeiras. Confira a classificação completa no site da THE (www.timeshighereducation.com).

 

Leia Também

Últimas Notícias