quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

UFSCar é a 35ª melhor universidade da América Latina

06 Out 2011 - 10h01

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a 35ª colocada no ranking das melhores universidades da  América Latina, de  acordo com pesquisa realizada pela Quacquarelli Symonds (QS) e divulgada  no dia 4 de outubro. Além disso, a Universidade ficou em 12º lugar entre as instituições de Ensino Superior brasileiras citadas no ranking. Esta é a primeira pesquisa que reúne apenas as  universidades latino-americanas elaborada pela QS, uma organização no  Reino Unido de abrangência internacional de pesquisa educacional que  avalia o desempenho de instituições de ensino Médio, Superior e  pós-graduação.

Das cem primeiras universidades do ranking, 31 são  do Brasil. Em seguida estão Argentina (19), México (15), Chile (14),  Colômbia (8), Venezuela (4), Peru (3), Costa Rica, Cuba, Porto Rico,  Equador e Uruguai (1).

Uma nova metodologia foi desenvolvida após  uma extensa consulta com as universidades da região e com o Conselho  Acadêmico Consultivo Internacional da QS. O ranking utiliza sete  indicadores distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de  empregabilidade (20%), estudantes da faculdade (10%), profissionais com  doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e  impacto na internet (10%). Nesta primeira edição do ranking regional, a  QS se baseou em critérios específicos da América Latina, como a  proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per  capita e a presença na Internet, assim como pesquisas existentes. De  acordo com o levantamento, as universidades brasileiras adquiriram oito  dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa e tiveram a maior  proporção de acadêmicos com doutorado.

Fundada em 1968, a UFSCar  destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente -  99,85% são doutores ou mestres. A qualidade e a produtividade dos  estudos desenvolvidos na Instituição são representadas atualmente por  328 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, em 1.323 linhas de pesquisa  em todas as áreas do conhecimento. Para o vice-reitor da Instituição,  Pedro Manoel Galetti Junior, a UFSCar é uma universidade relativamente  nova, se comparada com as grandes instituições de Ensino Superior  brasileiras e tem atingido níveis de qualificação importantes. "O  incentivo à qualificação docente na UFSCar estimula a produção  científica de qualidade e auxilia o crescimento nacional e internacional  da Instituição", aponta Galetti, que reforça também a importância da  indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um bom  indicador do desempenho da UFSCar.

A Universidade possui três  campi instalados nas cidades de São Carlos, Araras e Sorocaba. No total  são 43 departamentos divididos em cinco centros nas áreas de Ciências  Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias e Sustentabilidade. São 10.585  alunos de graduação, 2.577 alunos de pós-graduação e 976 docentes na  UFSCar. "A UFSCar experimenta um crescimento acelerado nos últimos anos e  isso tem sido acompanhado por crescimento qualitativo. Estar nesse  ranking aumenta a visibilidade da Instituição, principalmente no cenário  internacional, reconhece o trabalho desenvolvido e mostra que estamos  no caminho certo com a adoção de estratégias que garantem o crescimento  qualificado da Universidade", conclui o vice-reitor.

O ranking completo divulgado pela QS pode ser acessado no Portal da UFSCar, em www.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias