quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

UFSCar convida Idosos para exercícios de coordenação motora para evitar quedas

19 Dez 2017 - 15h35Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Melhorar o controle postural para reduzir o risco de quedas em idosos por meio de uma abordagem multimodal. Este é o objetivo de um grupo que está sendo formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito de pesquisa realizada por Anna Julya Viana, estudante do curso de Gerontologia da Instituição, sob orientação da professora Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade, e com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O grupo vai trabalhar exercícios de coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, atenção dividida e flexibilidade. Essas ações estarão associadas também à educação em saúde e estimulação cognitiva com atividades para treinar a atenção, orientação viso-espacial, função executiva e memória. O objetivo é cuidar da saúde do idoso, diminuindo o risco de quedas e melhorando a qualidade de vida.

Podem participar do grupo idosos com mais de 60 anos e que não pratiquem atividade física. Os participantes também não podem ter comprometimento cognitivo, neurológico e vestibular (tonturas e vertigens). Os idosos realizarão avaliação de equilíbrio e memória antes e depois das atividades. De acordo com as pesquisadoras, a participação no grupo é importante para as os idosos que têm medo de cair e, principalmente, para quem sofreu duas ou mais quedas nos últimos doze meses.

As atividades do grupo serão realizadas na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos, entre os dias 22 de janeiro e 23 de março do próximo ano. Os encontros serão às terças e sextas-feiras, na parte da manhã. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever entre os dias 2 e 19 de janeiro de 2018, com Anna Julya Viana, pelo telefone (17) 99116-7563 (ligação ou WhatsApp) ou no e-mail annajulyav@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias