terça, 23 de abril de 2024
Cidade

UFSCar conquista recursos provenientes de emendas parlamentares para modernização e melhoria dos campi

04 Mar 2011 - 19h31

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conquistou recursos provenientes de emendas aprovadas pelo Congresso Nacional, que serão direcionadas à modernização e reforma da infraestrutura de seus campi.

As emendas da Bancada do Estado de São Paulo destinam R$ 9 milho?s em investimentos para as universidades federais do Estado (UFSCar, Unifesp e UFABC). A UFSCar também foi contemplada com outras seis emendas individuais, que somam R$ 1,15 milhão e foram indicadas pelos deputados federais Ivan Valente (PSOL); José Eduardo Cardozo (PT); Nelson Marquezelli (PTB); Paes de Lira (PTC) e Renato Amary (PSDB).

Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a aprovação desses recursos é fundamental para a Instituição. "Esses recursos, juntamente com a verba oriunda do Reuni, são importantes para que a Universidade enfrente um de seus maiores desafios, que é a implementação das metas estabelecidas no projeto elaborado pela UFSCar para o Reuni", destaca Araújo Filho.

Cortes no orçamento - Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Conselho Pleno da Andifes reuniu-se para se posicionar a respeito do corte do orçamento proposto pelo Governo Federal nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia. Na XCVIII reunião ordinária do Conselho estiveram presentes os reitores das Universidades Federais, que se manifestaram contra o corte por meio de uma nota pública endereçada aos governos municipais, estaduais, federal, ao Congresso Nacional e à sociedade brasileira.

Segundo a nota, a Andifes acredita na manutenção dos investimentos assumidos pelo Governo Federal junto às IFES para o ano de 2011, independentemente das dificuldades conjunturais e das vicissitudes da política econômica. Além disso, defende a ampliação dos recursos destinados à educação pública, considerando sua dimensão estratégica para o desenvolvimento nacional, e a continuidade da política de expansão e reestruturação das universidades federais, para além das metas e prazos estabelecidos pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Leia Também

Últimas Notícias