quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

UATI promove trote solidário para alunos da 3ª idade

02 Mar 2011 - 17h04

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da Prefeitura, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), iniciou seu ano letivo dia 28 (Campus 1) e dia 1º de março (Campus 2) com um trote solidário e diversas festividades.

No Campus 1 da FESC, tanto os calouros quanto os veteranos participaram de uma solenidade de boas vidas. Durante o evento, os professores e coordenadores da FESC foram apresentados. Além disso, foi distribuído um kit com camiseta, caderno, pasta, mensagem de boas vindas e canetas. Já na FESC 2 a mesma apresentação aconteceu dia 1º de março.

Para o segundo dia, a programação do Campus 1 foi de muita música e animação. Os grupos musicais da UATI de coral, grupo de samba, seresta, EnCantando em Roda, fizeram uma apresentação que reuniu diversos estilos musicais. As apresentações foram coordenadas pela educadora musical da FESC, Manoela Silva, que reuniu diversos ritmos e encantou os novos alunos.

“Há algum tempo estava sentindo falta de alguma coisa na minha vida e notei que era da UATI que eu estava precisando. Então me inscrevi e estou cheio de expectativas para participar dos cursos e de todas as atividades. A apresentação dos grupos de música está me motivando muito”, declara o calouro, José Normando.

Não só para Normando, mas para muitos outros alunos da UATI, a qualidade de vida é um dos principais motivos que atrai alunos para a FESC. Há 16 anos, Dona Lydia Schiabel participa dos cursos da UATI e fala com satisfação sobre sua participação nas atividades. “A UATI simboliza algo muito importante na minha vida. Me sinto muito melhor depois que entrei aqui e espero ficar por muitos anos”, diz satisfeita.

Para finalizar as atividades e dar início ao curso, os alunos da FESC 1 realizaram uma vivência musical para trabalhar com a memória histórica da cultura popular são-carlense.

O grupo que coordenou a vivência fez uma apresentação do livro “Patrimônio Cultural de São Carlos: A Oralidade em Músicas e Causos no Rancho do Abacateiro” que fizeram uma narração da história do Rancho do Abacateiro com apresentação da moda de viola e declamação de causos. Durante a apresentação os alunos puderam vivenciar diversas atividades culturais, como folia de reis, catira, dança de São Gonçalo, roda de viola, entre outros.

No Campus 2 da FESC os grupos da UATI no período da manhã e da tarde confeccionaram máscaras de carnaval para o baile desta quinta-feira (3), que será marcado como uma confraternização da entrada dos novos alunos.

As matrículas para os cursos da UATI estarão abertas até o próximo dia 11. Outras informações podem ser obtidas através do site www.fesc.saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3372-1325.

Leia Também

Últimas Notícias