sexta, 19 de abril de 2024
Mais uma opção

TV Câmara São Carlos e CEPOF-IFSC/USP São Carlos firmam parceria

O foco é exibição de programas educacionais e científicos; um canal para levar conhecimento a população

15 Jun 2022 - 08h29Por Redação
TV Câmara São Carlos e CEPOF-IFSC/USP São Carlos firmam parceria - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Roselei Françoso (MDB), sexta-feira, 10, o diretor do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), que se encontra alocado no IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, que esteve acompanhado pela assessora educacional, Mirian Barbosa.

Acompanhado do coordenador da TV Câmara São Carlos, Luiz Francisco Francelin, Roselei colocou a grade da TV à disposição da produção educacional feita pela USP e, em especial, pelo programa coordenado pelo Prof. Bagnato. “O professor Bagnato já tem uma produção de conteúdo consagrada e muito interessante. E agora, temos mais um canal aberto para exibir e levar um pouco mais de conhecimento para toda a população da cidade”, frisou Roselei.

Segundo o presidente da Câmara, o canal aberto em sinal digital da TV Câmara, no ar desde fevereiro deste ano após celebração de convênio com a Câmara dos Deputados, tem o objetivo de estreitar a relação com a população. “Nós queremos aproximar o Legislativo do cidadão são-carlense, até para que ele possa fiscalizar e cobrar os parlamentares e o Poder Público e também aproveitar esse canal para exibir o conteúdo de excelência produzido pelas nossas instituições de pesquisa e ensino”, salientou o presidente da Câmara.

Para o Prof. Vanderlei Bagnato, esta iniciativa é bastante importante porque irá possibilitar ampliar o acesso aos conteúdos já produzidos, sendo objetivo principal alcançar o maior número possível de pessoas, em especial de alunos dos ensinos fundamental e médio.

Na reunião, ficou definida uma parceria entre as instituições, que possibilitará a exibição na grade de programação da TV Câmara São Carlos dos programas produzidos pelo PROVE, parceira do CEPOF na produção de vídeos educativos e científicos. “A finalidade dessas parcerias é fomentar e qualificar a grade de programas exibidos em parcerias estabelecidas com instituições públicas da cidade, como destacou o coordenador da TV Câmara.

Segunjdo o Prof. Vanderlei Bagnato, o IFSC/USP gera muito material educativo que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da educação dos jovens fora do ambiente escolar. Exposições, aulas especiais e programas que são difundidos nas midias sociais - Youtube e canais de TV próprios -, constituem, segundo Bagnato, as bases onde se procura completar a educação que é ministrada a esses jovens em suas escolas a. “Nosso foco é produzir e divulgar programas com conceitos de matemática, história da ciência e como as descobertas científicas são importantes para a humanidade e para o meio ambiente; todos esses valores têm que ser difundidos não só aos jovens, como também ao cidadão comum, que merece e deve entender como é que a ciência está contribuindo para a sua melhoria de vida, e/ou como a ciência pode ser incorporada ao seu cotidiano para essa mesma finalidade”, sublinha o cientista, que complementa, afirmando que “Fazer uma parceria com um canal público, onde estaremos levando periodicamente programas educativos e culturais para toda a população de São Carlos e região, é uma das atividades que a Universidade faz com prazer, entendendo que é uma de suas obrigações dentro do atual panorama de necessidades para a melhoria da educação em todo o país”.

A TV Câmara pode ser sintonizada em TV aberta/digital no canal 49.3 UHF. (Rui Sintra - Assessoria de Comunicação - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias