quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

“Tusca continua uma festa pagã”, diz Freire

Taça Universitária começa nesta quinta-feira (14) e São Carlos deve receber 150 mil pessoas em cinco dias de jogos e festa, segundo a organização.

11 Nov 2019 - 15h35Por Redação São Carlos Agora
Em cinco dias, a Tusca espera receber 150 mil pessoas em São Carlos - Crédito: Arquivo/SCAEm cinco dias, a Tusca espera receber 150 mil pessoas em São Carlos - Crédito: Arquivo/SCA

O ex-vereador Equimarcílias Freire sempre bateu pesado contra a Taça Universitária de São Carlos (Tusca). Entre as declarações polêmicas do político, está a frase ‘eles transam nas ruas como animais’, referindo-se a supostas orgias que ocorriam durante o Corso, o trajeto entre as universidades e os locais dos shows, que foi proibido na gestão Oswaldo Barba (PT-2009/2012).

Freire também foi o único voto contrário à inserção da Tusca no calendário de eventos de São Carlos, projeto do também ex-vereador Lineu Navarro (PT).

Fora da Câmara faz quase três anos, Freire continua com as opiniões contundentes quanto à festa, que começa na quinta-feira (14). “A festa não deixa de ser pagã e sem limites. E tudo é permitido, o que é lamentável”, declarou. “É uma festa lucrativa no aspecto econômico para quem faz, mas deixa prejuízos para os jovens, com o consumo exagerado de álcool e drogas”, polemizou.

Ex-Vereador chegou a dizer que estudantes transavam como animais

‘Positivo’

Apesar das opiniões fortes sobre a Tusca, Freire reconhece que a festa ganhou contornos profissionais. “Antes, o nosso sistema de saúde parava. Era pronto-socorro e Santa Casa a serviço da Tusca. Guarda Municipal, Polícia Militar e amarelinhos também ficavam a serviço dessa festa particular. Hoje, a rua não vê os exageros dessa festa”, desabafou o ex-vereador.

Expectativas

Os motoristas de táxi e de aplicativos estão repletos de dúvidas quanto aos efeitos econômicos da Tusca. O presidente da Use Táxi, Cléber Vieira, acredita que mais de mil motoristas, entre cadastrados em aplicativos, taxistas e clandestinos devem dividir o ‘bolo’ do transporte, além dos ônibus fretados, que vão trabalhar na festa. “É muita gente dividindo o mesmo serviço, então não dá para saber se a festa será lucrativa ou não”, comentou. De acordo com o presidente da cooperativa, 120 taxistas atuam em São Carlos, aproximadamente.

O presidente da Associação de Motoristas por Aplicativos de São Carlos (Amasc), Marcelo Clayton dos Santos, afirmou que até o início da Tusca serão 500 motoristas cadastrados na Prefeitura. “Nós estamos ansiosos com a festa, mas não sabemos como será o faturamento dos motoristas de aplicativo”, comentou.

Marcelo acredita na fiscalização policial para combater os clandestinos. Ele revelou que motoristas de outros municípios alugaram casas em São Carlos para trabalharem exclusivamente na Tusca. “Só a fiscalização para combater os abusos. Em outras festas, eles aparecem com plaquinhas oferecendo o transporte, não atuam nas plataformas e no final da corrida, cobram um preço absurdo. O estudante precisa ficar atento a isso”, avisou o presidente da Amasc.

Em números

Em cinco dias, a Tusca espera 150 mil pessoas em São Carlos, com a movimentação de R$ 12 milhões na economia, gerando dois mil empregos diretos e oito mil indiretos. São 3 mil atletas envolvidos em 42 modalidades esportivas, 118 jogos e seis atléticas participantes.

Leia Também

Últimas Notícias