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Treinamento da ACISC dá dicas para combater a inadimplência

07 Dez 2009 - 18h28Por Redação São Carlos Agora

cA ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) – através do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) – realizou na noite de quinta-feira (03), uma nova edição do Treinamento "Cadastro, Crédito e Cobrança", que visava transmitir aos empresários e respectivos funcionários orientações para a correta análise de crédito, elaboração de cadastros dos clientes, dentre outros temas.

Na ocasião, funcionárias da ACISC esclareceram as dúvidas dos participantes e destacaram as formas mais viáveis de combater a inadimplência. “O primeiro passo para evitar esse tipo de problema é produzir e depois manter um cadastro completo do seu cliente, contendo sempre nome; filiação; endereço residencial; moradia; documento de identidade; CPF; detalhes do emprego; salário; dados do cônjuge e referências comerciais”, enumerou Samara Santos Cadei.

Logo depois, Samara falou sobre as características essenciais a um analista de crédito eficaz: “Bom senso, perspicácia, maturidade e estabilidade emocional são essenciais. E lembrem-se: o cliente que não é bom para o seu vizinho, um dia pode deixar de ser bom pra você”, concluiu.

Natháli Mello, por sua vez, enfatizou que o SCPC conta com fontes renomadas nacionalmente e altamente confiáveis. “Fazemos parte da RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais), composta por dados de associados; cartórios de protestos; Junta Comercial do Estado de São Paulo; bancos; empresa de telefonia; cadastro de CPF; Tribunal de Justiça, dentre outros órgãos", exemplificou.

Em seguida, Náthali explicou que os empresários podem solicitar os dados pela internet, telefone, URAFAX ou ainda através do Microterminal. “É possível fazer o abastecimento do banco de dados pelo site www.acisc.com.br ou com o formulário adquirido na própria entidade”, lembrou.

Segundo Regiane Bruziguessi, para que o Serviço Central de Proteção de Crédito continue realmente eficiente, é fundamental que haja a atualização constante das informações. “Por isso, as consultas devem ser feitas antes de cada venda e as inclusões e exclusões logo após a falta do pagamento ou o acordo, respectivamente”, alertou

Por fim, Regiane explicou que o Código de Defesa do Consumidor prevê que a dívida permaneça no sistema por no máximo cinco anos, a partir da data da compra. “É importante lembrar que podem ser inseridos no SCPC todos os débitos com comprovação, o que abrange cheques, títulos, duplicatas, notas promissórias, boletos e carnês”, finalizou.

Recuperação de Crédito – Outro tema bastante mencionado no treinamento foi o setor de cobrança da ACISC, denominado SCPC | Recuperação. Os acordos são feitos de forma rápida, simples e sem burocracia, por uma equipe altamente especializada, que verifica com o consumidor e o lojista a forma mais viável de quitar as dívidas. Endereço: Unidade ACISC - Mercado Municipal (Box 2).

Mais informações: (16) 3362 1910 e 3372 2100.


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