sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Transporte Coletivo passa a ser monitorado por Central via GPRS

28 Jun 2012 - 08h59
0 - 0 -

Os usuários do transporte coletivo, a empresa concessionária (Athenas Paulista) e a gestora do serviço (Prefeitura) acabam de ganhar uma ferramenta importante para o registro das informações da operação das linhas de ônibus na cidade: uma central de monitoramento instalada na sede operacional da empresa e na Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos.

Numa primeira fase será possível acompanhar em tempo real toda a operação do transporte coletivo da cidade, com 138 ônibus equipados com equipamento GPRS que permite saber sua localização e verificar o cumprimento dos itinerários e horários programados de 56 linhas regulares e 70 linhas especiais. O registro das informações será feito de segunda a domingo e ficará armazenado no sistema, podendo ser acessadas posteriormente.

GPRS é a sigla de General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio, tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares, facilitando a comunicação e o acesso a redes. O sistema permite uma taxa de transferência de altíssima velocidade, facilita a utilização de voz e dados ao mesmo tempo, ampla cobertura de rede, acesso a internet com muita velocidade, redução de valores, utilização de modens entre outras aplicações.

Para o prefeito Oswaldo Barba a Prefeitura, gestora do transporte coletivo da cidade, ganha uma ferramenta importante para fiscalizar o atendimento do transporte coletivo e garantir que a empresa concessionária do serviço realize a operação de acordo com o programado. “Quero agradecer aos investimentos da empresa que atendeu ao pedido da Prefeitura e reafirmar que a modernização do sistema é importante para que novos usuários deixem o carro para o lazer e a viagem e sejam estimulados a utilizar outros tipos de deslocamento como a ciclovia e o principalmente o transporte público com meta permanente de melhoria, aprimoramento e modernização”, disse o prefeito.

Com o monitoramento o sistema vai permitir gerar relatórios de cumprimento de viagens, atrasos, frequência de atendimento, velocidades de operação, além de possibilitar a visualização das linhas em mapas, permitindo consultar rapidamente a localização dos ônibus e se estão atrasados ou adiantados.

A Central também recebe dados da quantidade de passageiros transportados diariamente nas linhas de ônibus da cidade. Com as informações da Central, a Secretaria de Transporte e Trânsito pode realizar análises de desempenho do sistema, servindo de base para estudos de melhoria nas linhas, do funcionamento do sistema de integração e de propostas para melhorar o transporte e a mobilidade urbana de São Carlos.

A primeira-dama Cidinha Duarte, o diretor presidente da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, o vereador Dé Alvim, o coordenador das Administrações Regionais, João Pedrazzani, os secretários municipais Regina Romão (Transporte e Trânsito), João Muller (Governo) e o professor António Coca Pinto Ferraz, também acompanharam a implantação do sistema.

Leia Também

Últimas Notícias