quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Transporte coletivo: linha Estação x Cedrinho passa a operar aos finais de semana e feriados

14 Ago 2012 - 13h32
0 - 0 -

A Secretaria de Transportes e Trânsito de São Carlos informa que a partir desta quarta-feira (15), a linha do transporte coletivo Estação x Cedrinho (número 62) que operava de segunda a sexta-feira teve ampliação de horários e passará a fazer também o trajeto aos sábados, domingos e feriados. A nova operação da linha vai beneficiar principalmente a região do CDHU que terá mais uma oferta de transporte coletivo aos finais de semana e feriados.

Segundo o Departamento de Transportes da Prefeitura de São Carlos a linha 62 foi inicialmente criada com o objetivo de atender a grande demanda de trabalhadores do callcenter da BB Mapfre na região do Distrito Industrial Miguel Abdelnur (Cedrinho). A linha estava operando apenas em alguns horários, de acordo com a quantidade de funcionários da empresa em diversos turnos ao longo do dia.

Os horários foram ampliados de acordo com o aumento das contratações no callcenter e, desde o dia 16 de julho, a linha já opera regularmente, de segunda a sexta, de 30 em 30 minutos, das 6h30 às 22h. Com o aumento constante de passageiros na linha e a demanda de atendimento também aos finais de semana, a linha recebeu nova ampliação de dias e horários. Uma iniciativa importante para o transporte coletivo de São Carlos, pois ela representa uma opção rápida de transporte, não apenas para os trabalhadores da BB Mapfre, mas também para toda a região do Cedrinho, Getúlio Vargas e CDHU.

A linha tem uma característica diferente do que vemos normalmente em São Carlos, pois se trata de uma linha circular alimentadora de ciclo rápido, o que significa que a linha demora pouco tempo para dar uma volta completa e retornar ao ponto de partida (no caso, a Estação Fepasa), sendo que esse ponto de partida não é o fim da linha, ou seja, a linha continua circulando, fazendo suas próximas voltas sem interrupção do ciclo (não há o conceito de ida e volta).

Dessa forma, os usuários de ônibus podem utilizar a linha de várias formas como, por exemplo, com origem no Sesi ou no CDHU e destino até a Estação Fepasa, a Getúlio Vargas, ou a Mapfre, e também no sentido inverso, como da Estação Fepasa ou da Getúlio Vargas com destino ao CDHU ou ao Sesi. O mais importante é que isso acontece de meia em meia hora, facilitando a integração com as outras linhas da cidade.

Por ser uma linha circular, a linha 62 permite integração com todas as demais linhas da cidade pagando apenas uma tarifa (usando o bilhete BIS). Assim os passageiros não precisam se preocupar em pagar duas passagens, nem em ter que esperar muito tempo pra fazer a integração, tendo mais confiança e tranquilidade em relação ao transporte público.

Essa configuração remete ao que foi discutido em reuniões temáticas do Orçamento Participativo (OP) no Cidade Aracy, onde os moradores pediam mais ônibus e mais linhas, quando foi explicado que, na verdade, a solução não está na colocação de mais ônibus e linhas, e sim em planejar um sistema mais eficiente que faz com que menos ônibus e linhas consigam fazer mais viagens, tornando o transporte melhor e mais barato. Com essa iniciativa, a Prefeitura espera que a nova linha seja um sucesso e que sirva de exemplo para outras linhas a serem criadas para melhorar a qualidade do transporte coletivo na cidade, com viagens mais rápidas, sem atrasos, e com velocidades corretas para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.

Confira o Itinerário linha 62 - Estação Fepasa x Cedrinho:

Sentido BB Mapfre - praça Antônio Prado (Estação Fepasa); ruas Santa Cruz; Episcopal; Primeiro de Maio; avenida São Carlos; praça Itália; avenida Getúlio Vargas; trevo rodovia Washington Luís; trevo rodovia SP 215; rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles; BB Mapfre.

Sentido: Estação Fepasa - BB Mapfre; rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles; avenida Presidente Juscelino Kubitscheck; avenida  Dr. Heitor José Reali; rotatória; rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles; rotatória; CDHU; rua da Paz; rua Santa Gertrudes; praça Itália; avenida São Carlos; rua Bento Carlos; praça Antônio Prado (estação Fepasa).

Leia Também

Últimas Notícias