quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Trânsito mais seguro realiza pedágio educativo no Santa Felícia

27 Jul 2016 - 19h15
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade "Amai-vos", Secretaria Municipal Transporte e Trânsito e Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (27), na Rua Miguel Petroni, mais uma etapa da 2.ª edição da Campanha Trânsito Mais Humano.

Os pedágios educativos, que fazem parte da campanha iniciada em abril, têm como objetivo levar à população a consciência para um trânsito mais seguro como um todo. Durante a ação, mensagens de alerta foram repassados para os motoristas por meio de placas, entrega de panfletos e adesivos com o slogan da campanha.

De acordo com a Polícia Militar no ano passado o município de São Carlos registrou 940 boletins de ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo automóveis, motociclistas e bicicletas. Foram 1550 vítimas, sendo 6 delas fatais. Outros dados que chamam a atenção são que 58% dos leitos dos Hospitais são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e 74% dos acidentes são causados por infrações. Outro alerta importante se diz a respeito ao envio as mensagens de texto ao volante, que aumenta em 400% o risco de acidentes.

As atividades da 2.ª edição da campanha Trânsito Mais Humano seguem no decorrer do ano em escolas municipais e vias públicas com apoio da Arteris, Honda Novamoto, Shopping Iguatemi São Carlos, Porto Seguro, Electrolux, Sesc, entre outros.

 

Seguem algumas ações para um trânsito mais humano e seguro:

Ciclista: Respeite as leis de transito: circule nas vias, no sentido do fluxo de veículos, próximo às calçadas. Use roupas claras e sinalize com antecedência todos os seus movimentos. Use capacete para a sua segurança;

Pedestre: Respeite a sinalização e use sempre a faixa de pedestres. Atravesse a rua em linha reta, longe das curvas e olhando sempre para os dois lados.

Motociclista: Mantenha-se sempre visível. Não costure entre os demais veículos. Piloto e garupa devem sempre usar o capacete, devidamente afivelado e com óculos de proteção ou viseira.

Motorista: Use sempre o cinto de segurança. Respeito à sinalização e aos limites de velocidade. Não use o celular ou fume enquanto dirige. Respeite as vagas do idoso e do portador de necessidades especiais.

 

Leia Também

Últimas Notícias