domingo, 23 de janeiro de 2022
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Trabalhos do ICMC São Carlos se destacam no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Artigo e teses de doutorado abordam participação em comunidades virtuais de aprendizagem, dados abertos governamentais e gamificação

02 Dez 2021 - 07h20Por Stefhanie Piovezan
Trabalhos do ICMC São Carlos se destacam no Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Um artigo e duas teses de doutorado desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, se destacaram no X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), promovido de forma online entre os dias 22 e 26 de novembro.

O trabalho Analyzing learners’ behavior and discourse within large online communities: a Social Learning Analytics Dashboard recebeu o prêmio de melhor artigo do 32º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), evento que fez parte do Congresso. Ao todo, foram submetidas 377 produções; 117 foram aceitas e apenas duas foram premiadas.

Produzido pelos professores Rogério Ferreira da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Itana Gimenes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e José Carlos Maldonado, do ICMC, o trabalho sugere formas de avaliar o comportamento de integrantes de comunidades virtuais de aprendizagem, contribuindo para o engajamento, a interação e a troca de conhecimento entre os participantes.

Já no Concurso de Teses e Dissertações, as teses Modelo de infraestrutura para publicação de dados abertos governamentais conectados de qualidade e Contribuições para o Design de Gamificação em Contextos Educacionais obtiveram, respectivamente, o 3º lugar e uma menção honrosa.

O primeiro trabalho, de Bruno Elias Penteado, com orientação do professor do ICMC Seiji Isotani e coorientação de Maldonado, propõe uma infraestrutura para facilitar a busca, o acesso e o processamento de dados abertos governamentais, com potencial de colaborar para maior transparência e fiscalização de ações e resultados do poder público.

Enquanto a segunda tese, de autoria de Armando Maciel Toda, com orientação de Isotani e coorientação de Alexandra Cristea, da Universidade de Durham, na Inglaterra, reúne artigos que abordam desde a teoria na área de gamificação até como usar mecanismos de jogos em contextos educacionais e a mineração de dados para prover estratégias gamificadas para uso do professor.

Sobre o evento – O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em nível internacional, que busca incentivar a troca de experiências entre as comunidades acadêmica, profissional, governamental e empresarial na área de informática na educação. Assim, procura promover discussões e propor soluções para melhorias na educação com o apoio da tecnologia da informação e comunicação. 

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