terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Trabalhadores tomam a avenida São Carlos em ato a favor do emprego

09 Fev 2012 - 09h38Por Tiago da Mata
0 - 0 -

Trabalhadores filiados a 14 sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo estão na manhã desta quinta-feira (9) em São Carlos, para defender o emprego e a produção nacional. No início da manhã eles tomaram a avenida São Carlos na região da Praça Itália e seguiram até a baixada do Mercado Municipal, onde neste momento está sendo realizado um ato em defesa dos postos de trabalho.

A passeata foi acompanhada de perto pela Polícia Militar e agentes de trânsito da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Cerca de cinco mil metalúrgicos prometeram parar a produção das fábricas da região de São Carlos hoje pela manhã, para protestar contra a falta de proteção do setor de peças para a Linha Branca.

Eles reivindicam que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) feita pelo governo federal à indústria do País seja acompanha de contrapartidas como índice mínimo de conteúdo nacional.

Para os sindicatos, a redução do Imposto Sobre o Produto (IPI), válida até 31 de março, não foi acompanhada de uma medida que protegesse o emprego e garantisse a nacionalização dos produtos, como feito para o setor automotivo.

O Sindicato argumenta que a importação de peças e de compressores da Linha Branca cresceu muito nos últimos anos. Dados do Ministério da Indústria e Comércio apontam que nos últimos 10 anos, a importação de peças cresceu 658,6%, enquanto a sua produção cresceu apenas 63,1%. Com isso muitos fabricantes nacionais de peças tiveram que fazer algumas demissões no quadro de funcionários.

Indicadores divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ligada aos patrões, confirmaram os números ruins para a indústria no ano passado.

Segundo a entidade, as horas trabalhadas aumentaram apenas 0,9%, a utilização da capacidade industrial diminuiu 0,1% e o emprego cresceu apenas 2,2%.

Leia Também

Últimas Notícias