
Mais uma vez o Torneio de Pipas e Papagaios foi um sucesso no número de participantes e pipas no ar. A terceira edição do evento foi realizada na manhã do último domingo, dia 24, no campo de futebol do campus 1 da USP em São Carlos, com a organização do grupo EESC ComVida da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) .
Aproveitando o dia ensolarado e de céu azul, cerca de 350 de pessoas estiveram presentes, entre 91 inscrições individuais e 16 equipes de colaboradores do EESC ComVida. Todos concorreram nas 10 modalidades dispostas: criatividade /originalidade; maior tamanho no ar; menor tamanho no ar; mais tempo no ar; maior altura; participante mais idoso; participante mais jovem; aluno USP com a pipa mais criativa; professor USP com a pipa mais bonita e funcionário USP com a pipa mais bonita.
A ação vai ao encontro dos princípios do EESC ComVida, um grupo de trabalho que tem como objetivo criar alternativas de integração e de promoção da qualidade de vida da comunidade interna e externa à EESC-USP, além de promover o hábito da competição saudável e motivar a participação de alunos, funcionários e professores em eventos coletivos – promovendo a aproximação com a sociedade. O Torneio é uma alternativa de integração e de possibilidade do exercício de uma atividade de baixo custo, capaz de proporcionar uma vida mais saudável.
Não houve limitação física que impedisse a diversão do pequeno Enzo Vigário, de três anos, que esteve acompanhado de seu pai, Ricardo Vigário, e de um amigo. O pai disse que o menino gosta muito de brincar com pipas e após saber da realização do evento decidiu inscrever o filho na competição, pela primeira vez.
Apesar da pouca idade Enzo é muito comunicativo e estava bastante confiante em ganhar um troféu. A expectativa foi alcançada com o primeiro lugar na modalidade de mais tempo no ar. “Eu ganhei!”, gritou feliz, levantando seu troféu.
Buscando o prêmio de maior tamanho no ar, Salete Marisa Abreu Oliveira, de 48 anos, construiu com ajuda da irmã uma pipa medindo um metro e 64 centímetros e contou que a confecção não foi a parte mais complicada. “O difícil é mantê-la no ar, pois é preciso ter bastante vento e a mão ágil para mudar a pipa de direção”, afirmou. Na edição anterior Salete venceu a modalidade maior altura.
O competidor Flávio Morais, de 42 anos, construiu uma pipa em formato de uma caixa e ganhou na categoria criatividade. Mesmo sem testá-la antes do torneio, Flávio trouxe sua obra para competir. “No ano passado conquistei a mesma modalidade, competindo com uma pipa paraquedas”, explicou.
Adriana Castro, de 33 anos, participou de todas as edições com sua filha Nicole Soares, de quatro anos, e comentou que o evento é uma oportunidade para reunir a família e compartilhar bons momentos, além de promover a integração com os outros participantes, despertando o espírito de competição em um clima amistoso. “O importante é competir e fazer novas amizades”, destacou.
Em breve será realizada uma exposição de fotos na Biblioteca da Escola, na qual poderão ser conferidos os momentos mais marcantes do Torneio.
Durante o evento o Programa EESC ComVida disponibilizou um panfleto com cuidados básicos e dicas aos participantes para desfrutar do esporte com segurança.
Confira a lista dos vencedores por categorias:
Criatividade:
1º Flávio Moraes
2º Nonata Hoyos
3º Maria Clara Melo
Maior Pipa
1º Salete Oliveira
2º Athos Rubim Parentoni Faraco de Medeiros
3º Leandro Donizete Olimpia
Menor Pipa
1º Rodrigo Furlan
2º Danila Paulino Furlan
3º Eric de Oliveira Lacerda
Mais Tempo no Ar
1º Enzo Vigário
2º Nicole Soares
3º Gabriel Sobrinho
Maior Altura
1º Marcelo Henrique Prataviera
2º Leandro Donizete Olimpia
3º Aldbruno Nascimento Silva
Participante Mais Idoso
1º Nonata Hoyos
2º Cleverci Aparecida Malaman
3º Jeremias Valério da Silva
Participante Mais Jovem
1º Jeferson Gabriel Pereira Silva
2º Ana Julia Martins Okumura
3º Eduardo Deriggi
Professor USP
1º Elias Salomão Helou Neto – ICMC
2º Eduardo Fontoura Costa – ICMC
Funcionário USP
1º Simone Cristina Delgado Possatto - IFSC
2º Jeremias Valério da Silva - EESC
3º Jose Marcelo Timarco – IQSC
Aluno USP
1º Matheus Pereira Postigo
2º Flaviana Moreira de Souza Amorim
3º Thales Lopes Correia da Silva