Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Cidade

“Todos por uma cadeira de rodas” incentiva crianças a participar de projeto social

Estudantes do ensino fundamental do Colégio Sapiens participam do Lacre Amigo e arrecadam 122 garrafas pets cheias de alumínio

11 Dez 2017 - 07h27
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Pouca gente sabe, mas 100 garrafas pets de litros cheias de lacres de alumínio (provenientes de latas de cerveja e/ou refrigerante) equivale a uma cadeira de rodas. Trata-se da campanha Lacre Amigo, idealizada pelo Projeto Escola Arteris. O Colégio Sapiens, através dos alunos do Ensino Fundamental I e II também participaram em 2017, através do projeto denominado "Todos por uma cadeira de rodas.

Em três anos, em São Carlos, sete famílias carentes foram beneficiadas pelo projeto, através de um trabalho feito pela professora Leda Maria Andrade Paschoalino, 49 anos.

Neste meio tempo, ela contou com apoio do Projeto Abelha, Maçonaria, Sun City e Padaria Cantador e de várias pessoas que ao tomarem conhecimento da campanha ajudam a juntar lacres.

Mas este ano, o Lacre Amigo ganhou um grande reforço. Mas de pequenos são-carlenses. Os alunos das salas do Ensino Fundamental I e II do Colégio arrecadaram lacres, totalizando 122 garrafas pet de dois litros.

Com outras garrafas já cheias por outras pessoas que integram o Lacre Amigo, mais duas famílias devem ser beneficiadas com cadeiras de rodas em 2018.

UMA ATITUDE ELOGIÁVEL

Ao longo de 2017, os alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Sapiens fizeram parte do projeto "Todos por uma cadeira de rodas" e foram orientados pelos professores Márcia Thais Suriano, Miriam Pederro e Eduardo Sousa Lima.

"Acho importante valorizar o trabalho das crianças", disse Leda Maria.

Durante o ano, os pequenos são-carlenses elaboraram gráficos de punho próprio e contabilizaram as doações conquistadas junto a familiares e outros amigos em uma grande corrente do bem, cuja meta final será ajudar famílias com menor poder aquisitivo.

Ao final do projeto, em 2017, os professores elaboraram um pequeno texto onde prestaram contas do belo trabalho realizado pelos pequenos cidadãos, cujo empenho irá beneficiar crianças e/ou adultos, cuja família não possuem condições de financeira de adquirir uma cadeira de rodas.

O TEXTO

"Em 2016, durante as aulas de Ciências que abordava o tema sobre reciclagem e reutilização de materiais para os alunos dos 6ºs anos, foram elencadas várias possibilidades de manuseio com os diversos produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia. Dentre eles, o alumínio foi tema de discussão sobre a forma da sua obtenção, utilização e reutilização, abrangendo questões sociais e ambientais.

Com o objetivo de atender essas questões, foi lançado um desafio aos alunos: que eles coletassem lacres para contribuir para a troca de uma cadeira de rodas. Em apenas dois meses, os alunos conseguiram arrecadar 13 garrafas pet de 2 litros. Isso é considerado estimável, visto que em uma garrafa pet de 2 litros possui aproximadamente 3000 lacres.

Esses lacres já foram encaminhados para a Arteris Centrovias, companhia que é responsável em converter lacres em cadeiras de rodas, que em conjunto com outras equipes de coleta, conseguiram completar as 100 garrafas cheias de lacres, necessárias para essa conversão.

Para este ano de 2017, o desafio foi ainda mais empolgante, todas as salas do Ensino Fundamental I e II arrecadaram os lacres, totalizando 122 garrafas pet de dois litros.

Uma ação simples, mas que diz muita coisa!

Para os alunos fica, sem dúvida, uma lição de solidariedade!"

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias