terça, 23 de abril de 2024
Cidade

TJSP mantém condenação do ex-prefeito Newton Lima

24 Dez 2010 - 11h46

A 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve sentença que condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto, a empresa Criterium Avaliação de Políticas Públicas e o município de São Carlos.

Em 2001, o então prefeito foi acusado de contratar a empresa Criterium para pesquisa de opinião pública com fins eleitoreiros, partidários e de promoção pessoal.

A decisão de 1ª instância da Vara da Fazenda Pública destacou o desvio de finalidade e determinou que Newton Lima Neto e o Município de São Carlos não realizassem mais as duas pesquisas de opinião faltantes. Determinou ainda que a empresa ré e o ex-prefeito devolvessem aos cofres públicos a quantia de R$ 47.840 referente às pesquisas realizadas e ao pagamento de multa no mesmo valor. Newton teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos e a empresa foi proibida de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais, pelo mesmo período.

Os réus recorreram dessa decisão e, em votação unânime, foi negado o recurso. Participaram do julgamento os desembargadores Francisco Vicente Rossi (relator), Oscild de Lima Júnior (revisor) e Aroldo Viotti (3º juiz).

Assessoria de Imprensa TJSP

Leia Também

Últimas Notícias