sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Time do emprego segue proporcionando oportunidades

17 Fev 2014 - 19h41
0 - 0 -

Iniciado em janeiro, o Time do Emprego, programa do Governo do Estado e implantado em São Carlos através da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), tem apresentado resultados significantes.

 Muitos participantes já conquistaram uma vaga no mercado de trabalho e outros estão recebendo oportunidades de inserção no mercado de trabalho através de encaminhamentos à vagas de emprego e cursos de profissionalização.

Diante das dinâmicas desenvolvidas durante o programa, os participantes tem se destacado nas entrevistas de emprego e conquistado o seu espaço. “Tivemos o caso de um participante do Time do Emprego que conquistou a vaga através da percepção e atenção adquirida no programa. Durante a entrevista, havia propositadamente uma vassoura e uma pá em meio à sujeira; ao se deparar com a cena, o candidato pegou a vassoura e limpou o local, sendo contratado na hora. Essas experiências e reações são vividas no programa e fazem a diferença”, ressaltou o facilitador Ivan Lucas.

Segundo a facilitadora Meire Souza, as pessoas revelam habilidades até então desconhecidas por elas próprias e a partir das atividades do curso, aprendem a desenvolvê-las. “As pessoas tem como hobby o que poderia ser profissão. Temos uma participante que tem muita habilidade em customizar roupas, outra que faz sabão artesanal e uma série de outras atividades que, se b em trabalhadas, podem virar profissão. É tudo questão de buscar os cursos de profissionalização, obter aprimoramento e começar a ver o hobby como um negócio. O ideal é que os participantes busquem se especializar na habilidade em que apresentam maior vocação”, observou a facilitadora.

 As inscrições para a próxima turma do programa estão abertas e a previsão para o início do curso é no dia 17/03.

O PROGRAMA - O objetivo do programa é orientar o trabalhador na busca por um emprego. O programa oferece oportunidades compatíveis com interesses, habilidades e qualificações profissionais. Realizado em 12 encontros, sendo dois por semana, com três horas de duração cada, os facilitadores (como são chamados os orientadores de cada turma) apresentam aos participantes técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, elaboração de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros conteúdos.

Leia Também

Últimas Notícias