quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Termo aditivo disponibiliza atendimento vascular e médico neurologista 24 horas, na Santa Casa

29 Mar 2014 - 12h23Por Da assessoria de imprensa

O secretário municipal de Saúde (SMS), Ricardo Innecco Castro, assina na próxima segunda-feira (31), um termo aditivo com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, para que o município realize cirurgias vasculares e disponibilize atendimento 24 horas de neurologia através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa possui, atualmente, dois médicos vasculares que realizam procedimentos de alta complexidade durante atendimentos de urgência e emergência nos plantões, mas não recebem o adicional, pelo motivo do hospital não ser credenciado.

O convênio, além de repassar o valor ideal para os médicos com os procedimentos, possibilitará a realização de outras cirurgias de baixa complexidade como de varizes. O termo aditivo, também propõe a presença de um médico neurologista clínico, 24 horas dentro da Santa Casa, adequando-se à portaria 665 de 2012 do Ministério da Saúde.

Com o plantão de neurologia em funcionamento, o município vai suprir uma necessidade da população até a liberação de Programas do Ministério da Saúde, já inscritos pela Santa Casa. Com o atendimento de neurologia, também será implantado dentro do Hospital, um Ambulatório de Especialidades Neurológicas.

Innecco afirmou que todos os procedimentos assinados em convênio serão custeados pelo município, a pedido do prefeito Paulo Altomani. “Estamos assinando com a Santa Casa, um termo aditivo de grande potencial para duas especialidades médicas. Isso vai possibilitar mais especialidades médicas nas cirurgias eletivas, um pagamento justo para os médicos vasculares e manterá um neurologista sempre disponível para a população.”

O secretário também salientou que a disponibilidade de um neurologista em período integral na Santa Casa, será de extrema importância paro os casos de urgência e emergência e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se atendido dentro das primeiras quatro horas, reduz bruscamente as sequelas no paciente.

Para o diretor e superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Gilberto Brina, o convênio significa uma importante readequação na saúde. “Mais que melhorar o serviço de atendimento para a população, o termo aditivo motiva e reforça o laço de compromisso dos médicos. A Prefeitura de São Carlos já está adequando um serviço, que será acrescentado com a liberação de recursos de programas de saúde.” disse Brina.

 

Leia Também

Últimas Notícias