quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Termina intervenção da Prefeitura Municipal na Suzantur

Empresa reassume controle à 0h desta quinta-feira e promete 100 ônibus circulando em todos os bairros de São Carlos

07 Mar 2018 - 16h26
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

A princípio o caos no transporte público de São Carlos deve estar chegando ao fim. Ao menos esta foi a impressão deixada após coletiva de imprensa no auditório do Paço Municipal na tarde desta quarta-feira, 7, onde estiveram reunidos o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz e o proprietário da empresa Suzantur, Claudinei Brogliato. Na ocasião foram apresentadas planilhas, relação de custos durante a intervenção e novos termos para prestação do serviço.

Coca Ferraz informou que a partir da 0h desta quinta-feira, 8, encerra-se a intervenção da Prefeitura Municipal que durava 44 dias e a Suzantur reassume a empresa e a primeira iniciativa será a de colocar 100 ônibus em operação que atenderá todos os bairros de São Carlos.

"Recebemos carta branca do prefeito Airton Garcia (PSB) para negociar e firmar acordo com a Suzantur e a Prefeitura irá honrar seu compromisso, proporcionando um transporte adequado e que a população merece. A meta, até o final do mandato é que São Carlos tenha um plano de mobilidade e transporte público considerados modelo", disse Coca.

ÔNIBUS ZERO

Segundo Coca, a partir desta quinta-feira 60 ônibus com idade entre 1 e 4 anos passam a circular. Existe a perspectiva que outros 10, mas zero quilômetro, passem a integrar a frota.

Todos os coletivos terão GPS e serão monitorados através de uma tela que será instalada na secretaria de Transporte e Trânsito com o intuito de analisar possíveis atrasos e/ou quebras.

A empresa ficará responsável por instalar Wi-Fi, além de retomar o aplicativo via celular e fará ainda impressos com os horários dos ônibus e fornecê-los à população usuária.

"Hoje a frota tem idade média de seis anos e ela passará pelo menos para 4 anos. Um avanço, com ônibus de melhor qualidade", salientou Coca. "A tarifa permanecerá em R$ 3,50 e a Prefeitura Municipal assumirá a gratuidade que será algo em torno de R$ 580 mil mensais".

Este acordo, segundo Coca, deverá durar no máximo 90 dias, até a nova licitação para o transporte público. "Havia um problema grave, pois o contrato com a empresa estava vencido. Foi feito um novo acordo e o Jurídico da Prefeitura e da Suzantur acertaram os detalhes legais deste novo acordo, cuja iniciativa foi do Ministério Público, mas que a Prefeitura Municipal irá finalizar", garantiu.

SUZANTUR

Segundo Claudinei Brogliato, a partir desta quinta-feira, a Suzantur passara a ter mais de 100 ônibus em sua garagem no Distrito Industrial, dos quais, 60 são seminovos. "Optamos por retornar para trabalhar em prol de São Carlos. Sabemos do sofrimento dos usuários", disse o diretor-presidente da empresa.

Ele garantiu durante a coletiva que não tem nada a esconder e garantiu que em 2017 foi perseguido politicamente e que a imprensa era pródiga em dar notícias ruins sobre a empresa.

Todavia, mesmo com todos esses problemas, optou por dialogar com a Prefeitura e chegar a um comum acordo.

"Vamos tentar colocar a casa em ordem o mais rápido possível. Até domingo (11). Temos uma equipe de especialistas que estão trabalhando para normalizar tudo e até amanhã (quinta), vamos colocar 100 ônibus nas ruas de São Carlos. Preciso retomar todos os clientes", disse salientando que mensalmente atendia cerca de 850 mil usuários que pagavam as passagens,

TRABALHADORES

Brogliato informou que hoje a Suzantur tem em São Carlos 380 funcionários, mas o ideal é 450. Portanto ex-funcionários serão convocados para reassumirem seus postos. "Estamos com falta de funcionários e aqui trabalha quem tem qualificação e não por indicação", ao dizer que nunca deu emprego para pessoas a pedido de vereador.

Leia Também

Últimas Notícias