sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Temática do CAPS-AD aborda dependência química e transtornos psiquiátricos

21 Fev 2014 - 19h29
0 - 0 -

Com um público de aproximadamente 150 pessoas, teve início nesta sexta-feira (21) no auditório Bento Prado Júnior, do Paço Municipal, o ciclo mensal de palestras e capacitação sobre o tema Álcool e Drogas do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS-AD). O secretário de Saúde Ricardo Innecco Castro, representou o prefeito Paulo Altomani no evento.

A primeira palestra da temática foi proferida pela Psiquiatra do CAPS-AD e do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência de São Carlos, Anna Paola Vinci Martini Chiarelli. Na ocasião, a psicóloga abordou o tema Dependência Química - Transtornos psiquiátricos, e salientou a importância do evento no trabalho de prevenção e reintegração.  “Nós realizamos no CAPS, um trabalho de recuperação dos pacientes que já estão em situação de dependência. Nas temáticas, queremos unir forças para o trabalho de prevenção e reintegração dos dependentes na sociedade, isso exige trabalho em grupo, que não depende exclusivamente da área de saúde”.

 O ciclo de palestras acontece até novembro. Todos os meses, será abordado um assunto diferente dentro do tema Álcool e Drogas. O próximo encontro acontecerá no dia 28 de março, com a discussão Educação e Prevenção ao álcool e outras drogas. O evento é aberto ao público e voltado para população em geral e profissionais da área.

Segundo a coordenadora do CAPS-AD, Ana Carolina Acorinte, todo o ciclo foi elaborado com o intuito de abrir discussões no enfrentamento da dependência química. “A dependência das pessoas com o álcool e drogas é nossa preocupação e também do prefeito Paulo Altomani. Durante as temáticas, queremos trazer a proposta de enfrentarmos o problema juntos, por isso a importância da integração com outras secretarias, profissionais de diversas áreas e também da população, no intuito de informação e construção de um plano para combater a problema álcool e droga como um todo”, disse Ana Acorinte.

Parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Combate de Álcool e Drogas (COMAD) e departamento de Enfermagem da UFSCar, a solenidade de abertura da temática contou com as presenças do vereador Rodson Magno (representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral), da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Governo, Cíntia Fiorentino (representando o secretário Júlio Soldado), da coordenadora do CAPS-AD, Ana Carolina Acorinte, da coordenadora da Saúde Mental de São Carlos Ana Tereza D’Elia Delfino, da professora do Departamento de Enfermagem da UFSCar, Sônia Regina Zerbetto e do membro da COMAD, Cláudio Edílio Pinheiro da Silva.

 Também marcaram presença, o chefe de gabinete da secretaria de Trabalho Emprego e Renda, Ivan Lucas (representando o secretário Hilário Apolinário de Oliveira), a diretora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, Luciana Novo (representando a secretária Beatriz Tolentino), a diretora da secretaria de Cidadania e Assistência Social, Lúcia Reale (representando a secretária Wiviane Tiberti) e representantes das cidades de Araraquara, Ibaté e Porto Ferreira.

Leia Também

Últimas Notícias