quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Tecnologias educacionais são tema de curso online oferecido pela UFSCar

22 Set 2017 - 01h59Por Redação
Foto: FAI/UFSCar - Foto: FAI/UFSCar -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com as inscrições abertas para a terceira turma do curso "Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades", oferecido inteiramente a distância, sob a coordenação do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da Instituição.

"No mundo contemporâneo é fundamental desenvolvermos métodos e técnicas que estimulem o interesse dos alunos durante os processos de ensino-aprendizagem", defende Estéfano Vizconde Veraszto, professor do DCNME-Ar e responsável pelo curso. Para o pesquisador, os jovens têm acesso a diversas tecnologias fora da sala de aula, "enquanto isso, a escola ainda apresenta uma estrutura do século XX pouco atrativa para os estudantes", afirma ele.

Nesse cenário, o curso foi desenvolvido para contextualizar o uso de recursos tecnológicos em diversos espaços educacionais, buscando transformar o ensinar e o aprender em momentos mais significativos às crianças e aos jovens. As disciplinas tratam dos fundamentos da tecnologia educacional e apresentam os recursos disponíveis atualmente, como aprendizagem em ambiente mobile, assistentes virtuais e o papel das redes sociais na educação. "Vamos entender como utilizá-los no aprendizado e na formação cidadã", detalha o docente.

Alunos das turmas anteriores do curso aprovam a proposta. Para o supervisor educacional, Geraldo Sant'Anna, o curso amplia o horizonte da sala de aula. "O antes suficiente 'aula expositiva, lousa e giz' já não possibilita ao aluno receber a informação; essa capacitação nos permite ir além", garante ele. Silvana Camolesi, professora de Matemática, destaca a qualidade do material didático: "Gostei do material, os vídeos me ajudaram a aperfeiçoar os conteúdos que trabalho em sala".

As aulas, que serão apenas pela Internet, começam no dia 25 de setembro. A carga horária total é de 220 horas e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site https://teceducacionais-3.faiufscar.com/.

Leia Também

Últimas Notícias