quinta, 28 de março de 2024
Feira Nacional

Tecnologia de cooperação técnica com participação da Embrapa São Carlos será apresentada em Cuiabá

Sistema que utiliza visão computacional para classificação da qualidade de grãos de soja é destaque no Famato Embrapa Show

22 Jun 2022 - 07h25Por Redação
Tecnologia de cooperação técnica com participação da Embrapa São Carlos será apresentada em Cuiabá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Um sistema que utiliza visão computacional, técnicas fotônicas e ferramentas de inteligência artificial para análise de defeitos em grãos de soja de forma automática – fermentados, ardidos, queimados, mofados, esverdeados, imaturos, entre outros defeitos físicos - sem cortá-los, e que emite relatórios de qualidade do lote do grãos com mais rapidez e objetividade é destaque no Famato Embrapa Show, em Cuiabá (MT).

O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop – MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), ocorre de 22 a 24 de junho, no Cenarium Rural. O objetivo é facilitar o acesso de agricultores e pecuaristas a mais de 60 tecnologias 100% prontas para uso imediato, sendo muitas delas gratuitas.

A tecnologia, batizada de GRAS – Grain Analytic System -, resultado de dois contratos de cooperação técnica entre a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e a startup Brasil Agritest, será apresentada a convite dos organizadores do evento.

“É uma feira estratégica para que possamos nos aproximar do setor produtivo, construir parcerias importantes para a validação da tecnologia em ambiente significativo, além de buscar investimento para que, em 12 meses, tenhamos finalizado e validado nossos equipamentos também junto aos produtores”, explica Anielle Ranulfi, líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Brasil Agritest.

Comércio internacional

“O controle de qualidade dos grãos de soja, principalmente no que tange à classificação de defeitos, é de extrema importância para o comércio internacional, principalmente, neste momento no qual a China sinaliza a exigência de mais qualidade dos grãos brasileiros”, argumenta a líder da pesquisa Débora Milori.

“Por isso, a segurança na avaliação de defeitos, com a eliminação da subjetividade da classificação visual e manual, em tempo muito menor do que o método convencional, será um diferencial competitivo”, acrescenta Débora, atual chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação.

“Esperamos que o sistema seja utilizado desde os produtores até as certificadoras e as tradings. A participação da Embrapa é fundamental para que a gente tenha chegado até onde chegou e, com certeza, avançaremos muito!”, acrescenta Anielle Ranulfi, que representou a empresa no desafio de startups AgriFutura 2022, realizado em São Paulo, quando a tecnologia venceu a categoria Produto Mínimo Viável (MVP).

RMN E AQUICULTURA

A participação da Embrapa Instrumentação no evento inclui a apresentação de outras tecnologias como o SpecFit, em parceria com a startup Fine Instrument Technology (FIT), que utiliza Ressonância Magnética Nuclear para análise de grãos e alimentos de forma rápida em não destrutiva - já está em 23 países.

A Sonda Multiparâmetros para Aquicultura, fruto da parceria com a startup Acqua Nativa Monitoramento Ambiental, permite aferir - em tempo real e de forma remota - por meio de celular, tablet ou computador, 14 parâmetros como pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos. 

Técnica da NASA e Saneamento Rural

Outro destaque a ser apresentado pela Embrapa Instrumentação e pela  startup Agrorobótica  é o AGLIBS, um sistema com inteligência artificial e laser para análise de solos na agricultura que utiliza a mesma técnica que a NASA embarcou nos robôs para avaliação do solo de Marte (LIBS) e, atualmente, é utilizado numa plataforma para certificação de carbono e nutrientes em solo de forma rápida, econômica e precisa, sem gerar resíduos

O público do Famato Embrapa Show vai encontrar ainda tecnologias para saneamento básico rural como a Fossa Séptica Biodigestora, que trata o esgoto do vaso sanitário e produz um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante; o Jardim Filtrante, um pequeno lago impermeabilizado, que contém pedras, areia e plantas aquáticas para tratar a água de pias e chuveiros; além do Clorador Embrapa, de baixo custo e fácil instalação, para clorar a água do reservatório (caixas d’água) das residências rurais. 

A estimativa dos organizadores é de que cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e consultores ligados ao agro participem do Famato Embrapa Show, cujo planejamento começou em 2018. A programação técnica e da mostra de tecnologias pode ser acessada, na íntegra, no endereço https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.   

Leia Também

Últimas Notícias