sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Taú pede rampa de acesso para cadeirantes em rua no bairro Vista Alegre

21 Mar 2014 - 12h00

O vereador Paulo Taú (PSDB) apresentou, na Câmara Municipal, indicação à Prefeitura solicitando rebaixamento de calçada (rampa de acesso para cadeirantes) e sinalização de vaga exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida na rua Giuseppe dos Santos, no bairro Vila Vista Alegre, em frente ao número 153.

Na indicação, Taú destacou que a rua possui um fluxo de veículos intenso, inclusive caminhões estacionados no trecho, dificultando a vida dos cadeirantes que moram na região.

Taú informou que vem recebendo em seu gabinete reclamações de moradores da região sobre a falta de infraestrutura para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida nas proximidades do bairro. Cadeirantes relataram ao vereador que para atravessar de uma esquina à outra é preciso mover-se até uma guia rebaixada de uma garagem ou arriscar descê-la. Taú afirmou que os cadeirantes correrem o risco de cair da cadeira ou até mesmo ser atropelado pelos veículos que desrespeitam ou não se importam com a condição.

O parlamentar destacou que guias rebaixadas para cadeirantes estão localizadas em maior número no centro da cidade, o que aponta certo descaso aos cadeirantes que moram fora do eixo central. “Os rebaixamentos das calçadas deveriam estar posicionados na direção do fluxo de pedestres, podendo estar localizados nas esquinas ou em outro local da quadra”, apontou.

Taú informou que é imprescindível que no topo da rampa, junto à calçada, haja uma faixa livre em nível, com largura mínima de 0,80m, conforme ABNT NBR 9050 - modelo adotado para garantir a manobra e a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.

Outro problema destacado pelo vereador é a falta de estacionamentos exclusivos para cadeirantes nos bairros da cidade, obrigando-os a percorrer um trajeto mais extenso e perigoso, devido a falta de acessibilidade urbana e o desrespeito dos condutores.

O percentual de vagas para cadeirantes exigidos para qualquer área de estacionamento é de 2% do total existente, sendo no mínimo uma, onde podem ser dispostas: 45° em relação à calçada ou 90 em relação à calçada. Sobre a sinalização de vagas, para facilitar a visualização, sinalizá-las horizontalmente com o SAI e verticalmente com placas instaladas na altura livre entre 2,10m e 2,50m, segundo o CONTRAN 303/2008.

Taú espera que o prefeito, por meio dos órgãos, determine a realização de serviços de rebaixamento de calçada e vaga exclusiva para cadeirantes na rua Giuseppe dos Santos, bairro Vila Vista Alegre em frente ao número 153.

Leia Também

Últimas Notícias