quinta, 28 de março de 2024
Inclusão

Suzantur São Carlos recebe alunos do Espaço Braille para reconhecimento tátil de seus ônibus

22 Set 2018 - 15h55Por Redação
Suzantur São Carlos recebe alunos do Espaço Braille para reconhecimento tátil de seus ônibus - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Transportadora Turística Suzano (Suzantur), filial São Carlos, recebeu, na manhã deste sábado, 22, em sua garagem à Avenida Heitor José Reali, 200, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, alunos do Espaço Braille de São Carlos, que fizeram o reconhecimento tátil dos seis diferentes modelos de veículos que compõem a frota da empresa.

Acompanhados pela professora de orientação e mobilidade, Sandra Regina da Conceição, os alunos com deficiência visual, Rosa Edna da Silva, Ailton Alves Guimarães e Vitor Hugo dos Santos Batista, puderam explorar e conhecer as particularidades de acesso e acomodação de dois modelos de ônibus convencionais, um midi e de dois micros ônibus.

O coordenador operacional da Suzantur, Thyago Henrique Genari, explicou que a empresa fez questão de disponibilizar um modelo de cada ônibus para que o reconhecimento fosse feito com todas as possibilidades de veículos que estão disponíveis no transporte coletivo de São Carlos. “Da próxima vez que eles forem pegar um ônibus já saberão em qual modelo estarão entrando e já saberão a melhor forma de proceder, principalmente, na hora do embarque e desembarque”.

Para a professora, Sandra Regina da Conceição, ações práticas como esse reconhecimento proporcionado pela Suzantur possibilitam a gradativa independência do deficiente visual e sua inserção à vida social. “Isso é muito importante, tanto que já combinamos com a Suzantur de que a cada dois meses traremos novos alunos para fazer esse reconhecimento dos ônibus”, adiantou.

O estudante, Vitor Hugo dos Santos Batista, que utiliza com frequência o transporte coletivo, considerou muito produtivo o reconhecimento. “Além de contarmos com o apoio e orientação dos motoristas e de outros passageiros, agora sei exatamente em qual modelo de ônibus estarei embarcando e isso me dá maior segurança”.

O Espaço Braille da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Educação, atende hoje cerca de 40 pessoas com deficiência visual e fica na rua São Joaquim, nº 735, na Praça Pedro de Toledo (antiga piscina municipal).

Leia Também

Últimas Notícias