quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Sol é tema da Sessão Astronomia deste sábado

06 Jul 2012 - 11h05

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 7, será sobre o tema O Sol. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas. 

O palestrante será André Luiz da Silva, físico e especialista em ensino de Astronomia, da equipe do Observatório.

Principal fonte de luz e calor do Sistema Solar, o Sol é entendido hoje como uma estrela anã amarela, próxima da "meia idade", com temperatura superficial de cerca de 6.000°C. Seja como divindade adorada pelos mais diversos povos, seja como um laboratório para auxiliar no entendimento das demais estrelas, o Sol não ocupa apenas um lugar de destaque no Sistema Solar, mas também uma posição privilegiada em toda a cultura humana. Compreensível, já que esse astro detém nada menos que 99% da massa de todo o Sistema Solar, brilhando soberano no nosso céu diurno, às vezes acompanhado pela tímida Lua que apenas reflete uma pequena parte do seu esplendor.

 

Na sessão deste sábado, o palestrante falará sobre as principais características físicas dessa estrela, como estrutura, fonte de energia e ciclo de atividades de 11,2 anos. 


A sessão acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Mais informações:
Tel.:  (16) 3373-9191    

 

Leia Também

Últimas Notícias