sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Sociedade Médica apresenta proposta para tornar Santa Casa referência no ensino médico

26 Abr 2013 - 09h36
0 - 0 -

A residência médica pode ganhar um reforço de peso com muita tradição e credibilidade. A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos pode, em um curto espaço de tempo, ser um hospital de referência no ensino médico em São Carlos. A iniciativa partiu de uma proposta feita pela Sociedade Médica de São Carlos aos representantes da Santa Casa em reunião realizada na sede da associação. A bandeira foi levantada pelo seu presidente o médico neurologista Dr. Francisco Márcio de Carvalho.

De acordo com ele a idéia de transformar a Santa Casa em hospital ensino visa atender a demanda de vários profissionais recém formados que estão aparecendo, não só de São Carlos, mas da região, em função das faculdades de medicina e que muitas vezes iniciam o trabalho sem a devida experiência e qualificação necessária para o atendimento médico: "é uma forma de proteger o médico e também a população fazendo com isso que o profissional médico esteja em constante educação continuada, em constante desenvolvimento visando sempre um melhor atendimento à população, principalmente na Santa Casa de São Carlos;" destacou Dr. Francisco. Ele entende que a valorização do profissional surge quando ele venha a sentir mais prazer em exercer sua profissão e ensinar a medicina. Dr.Francisco classifica que a cidade tem excelentes profissionais em várias especialidades muitos deles com titulação, mestrado, doutorado e pós-doutorado venham a ter esse prazer de ensinar a medicina para os mais novos como um sonho maior e realização profissional.

Na primeira reunião entre representantes da Santa Casa e da Sociedade Médica já foi possível extrair um grupo de estudo e de execução desse projeto e quem sabe no ano que vem já venha a ser uma realidade a docência médica para agregar ainda mais na própria estrutura que a Santa Casa já possui.

Para o diretor técnico da Santa Casa Dr. Afonso Thadeu Panacci, essa proposta é muito digna, uma vez que a Santa Casa é um local onde a medicina em São Carlos é resolvida; "temos toda a estrutura e um corpo clínico excelente e ao ser também uma residência médica em ensino todos vão ganhar, seja o médico mais motivado e mais ainda a população com um serviço de alta qualidade;" disse Dr. Afonso.

O provedor da Santa Casa Dr. Antonio Valério Morillas Júnior destacou que essa proposta vem junto com os anseios da Santa Casa que também trilha esse caminho em formar a residência médica e se tornar um hospital de ensino; "quem vai extrair benefícios com esse projeto será a sociedade em geral que terá a melhoria do serviço público de saúde, principalmente as pessoas mais humildes; o próximo passo será o planejamento dessas ações para viabilizar o projeto em si e certamente quem ganhará será a busca pelo conhecimento e atualização para tornar a medicina muito mais qualificada e atraente através desses profissionais;" projetou Dr. Morillas.                                           

Leia Também

Últimas Notícias