Menu
sábado, 26 de setembro de 2020
Qualificação

SMTER e Senac certificam novos alunos para o mercado de trabalho

06 Set 2018 - 07h10Por Redação
SMTER e Senac certificam novos alunos para o mercado de trabalho - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e o Senac promoveram na noite da última terça-feira (4) a certificação dos alunos que participaram dos cursos de Higiene na Manipulação dos Alimentos e Fabricação de Geleias e Corte e Costura. Foram oferecidas no total 40 vagas para capacitação profissional.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a gerente do Senac São Carlos, Maria Júlia Valdo Mascaro, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, José Eduardo de Araújo, além de professores, alunos e familiares.

Maria Júlia Valdo Mascaro, gerente do Senac, destacou ser de fundamental importância as parcerias com as secretarias do município porque é através delas que o Senac chega até a população e realiza os cursos que tem como objetivo principal a capacitação. “Uma oportunidade para que os alunos possam ser qualificados, ter uma opção de renda, não ficar dependendo só do emprego formal. Os cursos buscam desenvolver também a questão do empreendedorismo para que possam buscar uma forma de renda que não a do emprego formal”, ressaltou.

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, destaca que o processo de formação é bastante importante. “O conteúdo que foi passado e a possibilidade de desenvolver novas habilidades e conhecimento específico traz um ganho para a vida dessas pessoas e agrega valor. É uma oportunidade a mais dela superar as vulnerabilidades e as dificuldades que vive no seu dia a dia”, disse a secretária.

O curso de Higiene na Manipulação dos Alimentos e Fabricação de Geleias teve por objetivo capacitar profissionais para implementarem o controle higiênico sanitário nas empresas de alimentos, evitando efeitos de contaminação biológica, química e física, manipulando os alimentos adequadamente e prevenindo doenças, reduzindo perdas, valorizando a imagem da empresa e respeitando as normas impostas pela Vigilância Sanitária. Houve também a capacitação de técnicas e procedimentos para a fabricação de geleias, elaboração e processamento de alimentos com fichas técnicas e manual de produtos com receita; manipulação higiênica de alimentos processados e preparados; atendimento ao cliente e técnicas e procedimentos para a fabricação de geleias.

Já o curso de Corte e Costura capacitou os alunos a montar peças de confecção utilizando técnicas de corte, costura e acabamento com foco na qualidade na produção do vestuário. Os alunos conheceram o uso de maquinários e acessórios necessários para operações específicas de costura e acabamentos, a importância da identificação e uso dos diferentes tipos de moldes nos processos de risco, corte e montagem de peças do vestuário, processo de montagem de peças de confecção por meio de técnicas de costura e acabamentos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias