terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Sistema de Geoprocessamento do SAAE foi destaque em simpósio internacional

17 Jan 2012 - 20h19
0 - 0 -

O Sistema Corporativo de Geoprocessamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos), autarquia da Prefeitura Municipal, foi objeto de destaque na 3ª Jornada da América Latina e do Caribe (LAC) de gvSIG, realizado em Foz Iguaçu, no final do ano passado. O evento contou com a participação de representantes de países da América Latina, Caribe e Península Ibérica.

O gvSIG é um software livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), de fonte aberta desenvolvido na cidade de Valência, com o apoio da União Européia,  distribuído sob a licença  GNU GPL sem custos. Quando comparado a outros sistemas de informação geográfica, o gvSIG se destaca, pois contém implementados serviços da entidade mundial  OGC (Consórcio de Geomática Livre), tais como: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura. "Instituímos em 2008 o Plano Diretor de Geoprocessamento do SAAE sob a responsabilidade do engenheiro Dirceu Azzolini Filho, da nossa Gerência de Planejamento e Projetos, para desenvolver o sistema que hoje está disponível a todo cidadão em nossa página da internet," explica o presidente da autarquia, Eduardo Cotrim.

O SISGEO do SAAE utiliza ferramentas de acesso livre com tecnologias "Open Source" e "Open Source GIS", isto é, com licença de software livre no qual não há restrição de uso e que seja de fácil manipulação. Nas consultas, o usuário poderá pesquisar informações sobre as redes de água e esgoto, informações sobre a qualidade da água, localização dos rservatórios, hidrantes, postos de gasolinas, poços de captação de água, informações sobre o relevo, hidrografia, tipo de solo, visualizar imagem de satélite, localizar endereço, áreas publicas, criar mapas temáticos e imprimir suas consultas.

Como diferencial o SISGEO do SAAE está integrado ao Sistema Corporativo da Autarquia e os atendentes e fiscais tem acesso a todas as informações cadastrais de cada ligação podendo emitir boletos de cobrança, avisos, etc. "A estrutura tecnológica escolhida é de última geração e segue a tendência mundial para o futuro. É extremamente robusta com base em Linux e outros softwares com licença livre. Com nossa escolha economizamos algumas centenas de milhares de reais para os cofres públicos que seriam gastos na compra de licenças de softwares proprietários e cujas licenças teriam que ser renovadas periodicamente," conclui Cotrim.

O sistema encontra-se disponível no endereço eletrônico: www.saaesaocarlos. Assista à apresentação no simpósio acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=SSlcxP-4Ydk

Leia Também

Últimas Notícias