sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Sindicato dos Metalúrgicos acompanha fiscalização para averiguar causas do acidente de trabalho na Smalte

22 Nov 2012 - 15h23
0 - 0 -

A pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, na manhã de quinta-feira(22), representantes da Gerencia Regional do Ministério do Trabalho e do CEREST - Araraquara(Centro de Referencia Saúde do Trabalhador) estiveram na Smalte para a fiscalização que apontará as causas do acidente de trabalho gravíssimo ocorrido dentro da empresa.

 Na parte da manhã uma assembleia foi realizada com os trabalhadores na porta da empresa para informar sobre o ocorrido e quais serão as ações do Sindicato.

O presidente da entidade, Erick Silva, afirmou que os órgãos competentes serão cobrados para que o resultado dessa fiscalização seja concluído o mais rápido possível. "A partir da conclusão é que poderemos tomar as devidas providências, porém é muito importante a participação dos trabalhadores no acompanhamento e apuração de todos os fatos, para que nunca se repitam", disse ele.

O dirigente responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, João Carlos Tavares, destacou que as ações de prevenção a acidentes são realizadas constantemente. "Garantir a segurança do trabalhador é um dos principais objetivos do Sindicato e temos trabalhado para isso por meio de implantação e acompanhamento do trabalho realizado pela Comissão de Prevenção e Acidentes (CIPAS) dentro das empresas, fazemos formação com os trabalhadores, plenárias, enfim, buscamos conscientizar a categoria e cobrar que as empresas cumpram a legislação e não pratiquem irregularidades", afirmou o dirigente.

Acidente de trabalho gravíssimo

 Na noite de quarta-feira(21) um trabalhador teve sua mão prensada em uma máquina da empresa e perdeu quatro dedos da mão esquerda. Ele foi socorrido rapidamente e levado a Santa Casa, onde passou por uma cirurgia.

Dirigentes do Sindicato estiveram presentes no local imediatamente após o acidente, registraram o Boletim de Ocorrência junto a Delegacia Seccional de São Carlos em seguida e também acionaram o Ministério do Trabalho e o CEREST, solicitando a inspeção na máquina e uma investigação para apurar as causas do acidente. Até a conclusão do relatório, a máquina estará interditada.

Leia Também

Últimas Notícias