quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Simulado "mobiliza" Corpo de Bombeiros e Samu no Poupa Tempo de São Carlos

20 Jul 2012 - 08h25
0 - 0 -

Na tarde desta quinta-feira (19), foi realizado no Poupa Tempo de São Carlos, uma simulação de explosão e princípio de incêndio, que "mobilizou" a equipe de brigadistas do local, o Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil e Secretaria de Trânsito.

Simulação: Por volta das 15h30, os alarmes do Poupa Tempo foram disparados e deu inicio a evacuação do prédio e o resgate das vítimas. As equipes do Samu e dos Bombeiros fizeram os primeiros atendimentos às vítimas, que posteriormente foram levadas ao Hospital Escola e à Santa Casa.

Veja a galeria de fotos.

De acordo com Livia Gutierrez, administradora do Poupa Tempo São Carlos, a ação foi de grande importância para a preparação de todo o pessoal para um eventual caso de emergência. "Essa ação é extremamente importante para que a gente possa preparar nossa equipe de brigadistas, para uma eventual situação real que seja necessário a rápida evacuação do prédio", afirmou.

Socorro às "vítimas" no Poupa Tempo (Foto: Tiago da Mata / SCA)Ainda segundo a coordenadora, a ação foi considerada um sucesso. "Conseguimos evacuar o prédio de uma maneira muito rápida, em 4 minutos, e tivemos todo o apoio do Samu e dos Bombeiros que tiveram uma ação extremamente rápida, então realmente uma ação de sucesso, graças aos parceiros e a equipe de colaboradores aqui do Poupa Tempo São Carlos", completou ela.

Para o Sargento Rombots, do Corpo de Bombeiros, a simulação tem uma grande importância para a equipe, e se eventualmente algo ocorra no prédio durante os próximos anos, a equipe já estará preparada.

"Em uma simulação, a gente tenta chegar o mais próximo do real para quando, se caso ocorrer, é claro que a gente espera que nunca aconteça, mas se caso ocorrer uma situação real, a gente esteja sempre bem preparado e já sabendo mais ou menos o que encontrar. Por exemplo, aqui no Poupa Tempo se tiver algum evento desse porte nos próximos dois anos a gente já sabe como operar aqui dentro, já teremos conhecimento da sistemática do prédio, então aqui está tranquilo. A gente consegue saber consegue saber até mais ou menos o tempo de distancia do Posto de Bombeiros até aqui", afirmou o Sargento.

Francisco Neo, coordenador do Samu de São Carlos, também comentou a ação, que segundo ele foi muito importante para o trabalho em equipe.

"Um simulado com este é de grande importância para a integração do Corpo de Bombeiro e do Samu, juntamente com a instituição que está sendo usada como cenário, que hoje é o Poupa Tempo. É uma integração bastante importante, é aprender a trabalhar juntos, organizando todo o atendimento as vitimas e conduzindo elas para seus destinos certeiros, orientando os familiares, enfim, é um ganho bastante significativo.", comentou Neo.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/samubambeirobrigadistas-620267.jpg

Leia Também

Últimas Notícias