Menu
quinta, 28 de janeiro de 2021
Cidade

Simpósio de Ecologia na UFSCar discute cem questões para conservação da biodiversidade brasileira

Evento pretende selecionar perguntas elaboradas pelos participantes, que, se respondidas, podem ter grande impacto na manutenção da diversidade biológica do Brasil.

15 Out 2013 - 13h57

De 16 a 18 de outubro, ocorre na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o "Simpósio de Ecologia 2013". Nesta edição, com o título "100 questões para a conservação da biodiversidade brasileira", o evento pretende selecionar cem questões, que, se respondidas, terão um grande impacto na prática e conservação da diversidade biológica no Brasil. Tais questionamentos serão elaborados pelos próprios participantes do Simpósio, durante as atividades estabelecidas no programa.

Os participantes poderão começar a pensar em tais questões antes do Simpósio, aperfeiçoando-as durante as palestras, mesas-redondas e sessões de painéis. As perguntas deverão atender a critérios como poder ser respondida por um projeto de pesquisa realista, permitir uma resposta que não dependa de julgamentos de valor, abordar importante lacuna no conhecimento, representar uma escala espacial e temporal razoável para ser abordada por uma equipe de pesquisa, não ser ampla demais, não ser respondida por "tudo depende", relacionar-se ao impacto ou às intervenções, contendo um assunto, uma intervenção e um resultado esperado e não ser suscetível a respostas do tipo "sim" ou "não".

Ao final do Simpósio, as cem questões serão sistematizadas em um documento que será enviado à Sociedade Brasileira de Ecologia, além de ser submetido em forma de artigo à Revista "Natureza e Conservação". Os coordenadores das seções serão coautores do trabalho, enquanto que os participantes das oficinas, e suas respectivas perguntas, serão creditados em um apêndice eletrônico do artigo.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Simpósio, em www.simposioecologiasc.ufscar.br, onde também estão disponíveis a programação completa, os valores e outras informações. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias