
Cerca de 12 boxes dos 60 do Shopping Popular, na Região Central de São Carlos têm ficado fechados já há cerca de 15 dias. O fato se deu após o trabalho de fiscalização realizado pelo vereador Djalma Nery (PSOL) e sua assessoria. O parlamentar constatou várias irregularidades existentes na ocupação e gerenciamento dos espaços comerciais existentes no chamado “camelódromo”.
Djalma constatou, conversando com empreendedores no local e telefonando para outros, diversas posturas que se confrontam diretamente com o Decreto Municipal 171, que determina as regras para a utilização dos espaços do Shopping Popular. Alguns permissionários não estavam trabalhando no local, pois alugaram os espaço, o que é proibido.
Outros dois comerciantes estariam com as permissões dos seus boxes mesmo sendo funcionários contratados por uma multinacional sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), outra situação totalmente proibida segundo a legislação que regulamenta o Shopping Popular.
Para piorar a situação, de acordo com Djalma, existe uma lista de espera com 200 pessoas que têm interesse em atuar como empreendedores no espaço comercial que é público.
Depois de realizadas as investigações, o vereador entregou o relatório que aponta todas as irregularidades encontradas ao secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, João Muller. Uma cópia do relatório também foi entregue ao prefeito Netto Donato (PP). Segundo o secretário, será aberto um processo para verificação das denúncias e levado para a Comissão responsável pelas permissões de uso dos boxes.