quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Sessão em homenagem a TAM: Newton Lima ressalta a importância da empresa para economia de São Carlos

29 Nov 2011 - 09h35
0 - 0 -

Por iniciativa do deputado Newton Lima (PT-SP), a Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (28.11) uma sessão solene em homenagem ao 35º aniversário da TAM - Companhia de Tráfego Aéreo. Em discurso, Newton Lima ressaltou que a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, orgulha-se de ter dois marcos importantes da TAM. O primeiro é o Museu TAM, obra dos irmãos Rolim e João Amaro, que transformaram o hobby de colecionadores de aviões antigos em uma instituição permanente e aberta ao público. No mesmo espaço foi inaugurado em 2001 o centro de manutenção de aeronaves da TAM, o Maintenance, Repair and Overhal (MRO), "fato que eu tive a honra de presenciar como prefeito de São Carlos. Esse centro, que inclui a pista pública onde se encontra o aeroporto Mário Pereira Lopes, é o responsável pela manutenção de todos os aviões da TAM, como os Airbus 320 e 330 e os Boeing 767, e também de aeronaves de outras companhias aéreas. O MRO de São Carlos emprega 1.140 funcionários diretos e 325 indiretos", afirmou o deputado.

A instalação do MRO em São Carlos e a existência de uma fábrica da Embraer na vizinha Gavião Peixoto foram fundamentais para consolidar São Carlos como o segundo polo aeronáutico do país. Para isso, era preciso formar profissionais especializados e qualificados. "Lembro-me que, neste sentido, em 2001, à frente da prefeitura, viabilizamos a instalação do campus 2 da USP em São Carlos esse é o pioneiro curso de engenharia aeronáutica, atraindo estudantes de todo Brasil", relembrou Newton.

Pouco depois, em 2006, uma parceria entre Prefeitura, TAM e SENAI resultou num curso técnico de Manutenção Aeronáutica para a escola do SENAI. O curso será retomado a partir de 2012 a pedido da TAM, "graças aos esforços do prefeito Oswaldo Barba e à sensibilidade do presidente da FIESP Paulo Skaf". Somado ao curso de Tecnólogo de Manutenção de Aeronave do Instituto Federal de São Paulo que iniciará no próximo ano no campus da UFSCAR, será consolidado em São Carlos a primeira cadeia educativa integrada de formação profissional na área, abrangendo os graus médio, superior e de pós-graduação. "Sinto-me orgulhoso como prefeito e deputado de ter participado da construção desse inovador arranjo educacional brasileiro.

E, com o crescimento das atividades da TAM em São Carlos, outra luta é para que ocorra a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes. "Isso faz todo sentido porque a criação de uma estação aduaneira agilizaria a importação de peças aeronáuticas e permitiria a vinda direta de aviões internacionais que fazem manutenção no centro da TAM", disse o prefeito Oswaldo Barba. Hoje, essas aeronaves desembarcam em Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas e só depois de autorização da Receita Federal - coisa que costuma levar dias - elas podem se dirigir ao centro da TAM em São Carlos, perdendo tempo e dinheiro. Além de beneficiar o MRO da TAM, a internacionalização do aeroporto de São Carlos também traria benefícios a diversas empresas da cidade e região que dependem da importação e exportação de componentes. Apenas para citar um exemplo, 25% das empresas de São Carlos são de base tecnológica, o que por si só justificaria a necessidade de um porto seco no município.

Leia Também

Últimas Notícias