sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Sessão Astronomia deste sábado será sobre Constelações

22 Jun 2012 - 17h18

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 23, será sobre o tema Constelações. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos e será realizado às 21 horas.

  A palestrante será Bruna Donadel Weise, da equipe do observatório.

  Ao olharmos as estrelas em uma noite de céu limpo podemos ligar as estrelas mais brilhantes e, desta forma, imaginarmos desenhos de seres, pessoas ou objetos do nosso cotidiano. Foi assim que surgiu o conceito mais básico para constelações, há mais de 5 mil anos: grupos de estrelas que lembram figuras. Desta forma, as constelações eram (e ainda são) utilizadas para orientação, nas navegações e para marcar a passagem do tempo, uma vez que as constelações visíveis numa localidade seguem um ciclo anual devido à translação da Terra em torno do Sol.

  Na sessão deste sábado, a palestrante falará sobre a história e usos destes curiosos desenhos, que atualmente seguem uma padronização internacional, mas ainda conseguem despertar nossa imaginação.

  A sessão acontecerá no anfiteatro do Observatório - Campus 1 -, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

  Mais informações:
Tel.:  (16) 3373-9191   

Leia Também

Últimas Notícias