quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Sessão Astronomia aborda as estações do ano

02 Ago 2012 - 14h54

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 4, será sobre o tema As Estações do Ano.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas.

O palestrante será Diego Scanavachi Custódio, da equipe do observatório.

Com o passar dos meses, se observarmos atentamente, conseguiremos perceber as mudanças cíclicas que ocorrem anualmente no local onde estamos. Foi agindo assim que os antigos perceberam as estações do ano e tentaram entender o seu funcionamento. Naquela época, a capacidade de prever os períodos de maior ou menor temperatura ou de duração do dia era de importância vital: como saber quando plantar e quando colher? Quanto tempo passaremos sem o Sol hoje ou quanto durará o impiedoso inverno?

Na sessão deste sábado, o palestrante falará sobre as estações do ano, suas características e sua causa, ligada à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol.

A sessão acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191

Leia Também

Últimas Notícias