quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa completa 10 mil procedimentos em coração

25 Jan 2011 - 09h04

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de São Carlos acaba de completar 10 mil procedimentos em coração, sendo 7 mil cateterismos e 3 mil angioplastias coronárias.

De acordo com Sérgio Berti, médico cardiologista intervencionista, as atividades tiveram início em 01 de junho de 2001 e atendiam apenas pacientes de convênios e particulares. “Em outubro de 2002, credenciamos o Sistema Único de Saúde, sendo que em todo este período de trabalho, não tivemos nenhum caso de cirurgia de urgência em decorrência de procedimentos e o número de complicações graves não chegou a 0,1%. Atendemos um grande número de pacientes com problemas bastante graves, dentre eles, o Infarto Agudo do Miocárdio, alcançando bons resultados”, enfatiza.

Para Berti e seu colega João Orávio de Freitas Jr, também cardiologista intervencionista, os índices satisfatórios devem-se ao fato da equipe estar disponível 24 horas por dia e ter experiência nesse tipo de urgência, como também profissionais qualificados na condução destes pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva.

Berti faz questão de mencionar que, além do coração, são analisados e tratados os vasos de diversas regiões do corpo. “Os médicos vasculares Samir Hanra e Valdir Botta (falecido) contribuíram muito para a realização de mais de 2 mil procedimentos periféricos e mais recentemente, Bruno Di Bernardo veio fazer parte do grupo, trazendo diversos avanços”.

Por fim, outro campo de atuação do setor de hemodinâmica que ele menciona é no diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. “O coordenador do Departamento de Arritmia da PUC – Campinas, Fernando Porto, e sua equipe vem realizando os procedimentos na Santa Casa desde abril de 2008”, conclui Sérgio Berti.

Leia Também

Últimas Notícias