quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Serviço de Cirurgia Cardíaca e Unidade Coronariana da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos completa 10 anos

30 Out 2012 - 16h35
0 - 0 -

O Serviço de Cirurgia Cardíaca da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos completa neste mês de outubro 10 anos de atividades. No início, a equipe era constituída pelos Drs. Paulo J. F. Ribeiro, Paulo Évora, Walther Vilella, Antonio Carlos Menardi e Silvio F. C. Rosatti.

De acordo com o Dr. Paulo José Freitas Ribeiro, cirurgião responsável pelo Serviço de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa, neste período foram realizadas 820 cirurgias com circulação extracorpórea, das quais 655, ou seja, 80% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde e 165 cirurgias de pacientes particulares e de convênios, estes últimos predominantemente da Unimed.

Foram implantados, ainda, durante esse período, aproximadamente 800 marcapassos cardíacos, dos quais 500 de pacientes do Sistema Único de Saúde, e os demais para pacientes de convênios.

"A Unidade Coronariana foi inaugurada no mês de outubro de 2002, com 09 leitos e todos os equipamentos para assistência aos pacientes coronarianos e àqueles do pós-operatório de cirurgia cardíaca; para todos nós cardiologistas da cidade é uma grande satisfação comemorar esses 10 anos proporcionando grandes benefícios para a comunidade e podendo acompanhar a evolução dos serviços e dos atendimentos prestados", descreveu Dr. Roberto Mário Machado Verzola, coordenador da Unidade Coronariana e responsável pelo Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

A estatística é significativa durante os 10 anos de atividades. Foram internados na Unidade Coronariana 7.500 pacientes, sendo 4.800 do Sistema Único de Saúde (65%) e 2.700 pacientes de convênios. 

 

 Ganho social e tecnológico

Juntamente com o Serviço de Hemodinâmica e Cardiovascular Intervencionista, inaugurado 2 anos antes, essas conquistas foram avanços importantes no atendimento aos pacientes de São Carlos e da região, tanto do Sistema Único de Saúde como para pacientes conveniados ou particulares, que se locomoviam obrigatoriamente para as cidades vizinhas quando necessitavam de procedimentos cardiovasculares, como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária e vascular, implante de stents coronários e vasculares e cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea. Essas locomoções eram, com frequência, de pacientes com síndromes coronárias agudas, como infarto agudo do miocárdio e angina instável, que implicavam em significativo risco de vida. 

No Serviço de Hemodinâmica foram realizados, segundo o Dr. Sérgio Luís Berti, responsável técnico pelo Serviço, 12.300 exames, sendo 6.620 (54%) de pacientes do SUS e 5.680 de pacientes de convênios e aproximadamente 200 pacientes particulares. Desse total, 3.500 foram procedimentos terapêuticos de implante de stents coronários. Foram realizados aproximadamente 2.400 exames vasculares periféricos de artérias carótidas, aortografias, arteriografias periféricas de membros inferiores, arteriografias das artérias renais e procedimentos intervencionistas vasculares periféricos - angioplastias e implantes de stents periféricos - dos quais 1320 (55%) foram pacientes do Sistema Único de Saúde.

A Unidade Coronariana e o Serviço de Cirurgia Cardíaca contam com o apoio dos diversos serviços da Santa Casa que dão suporte indispensável às suas atividades: Serviço de Hemodinâmica e Cardiovascular Intervencionista, Serviço de Eletrocardiografia, Serviço de Ecodopplercardiografia (Ecodoppler Cardíaco e Vascular), Sistema de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.), Eletrocardiografia Dinâmica (Sistema Holter), Nefrologia, Hemodiálise, Radiologia e Ultrassonografia geral, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia Digestiva, Laboratório clínico, Serviço de Cardiologia, Serviço de Anestesia e os Serviços de Enfermagem e de Fisioterapia.

O Serviço de Cirurgia Cardíaca mantém um ambulatório da especialidade que atendeu nesses 10 anos de funcionamento aproximadamente 1.200 pacientes de São Carlos e da região, a grande maioria do Sistema Único de Saúde; neste ambulatório são feitos também os atendimentos de controle para os pacientes portadores de marcapasso do SUS.

Atualmente, a equipe de cirurgia cardíaca conta com o concurso dos Drs. Paulo José Freitas Ribeiro, Antonio Carlos Menardi, Silvio Fernando C. Rosatti e Adilson Scorzoni.

Leia Também

Últimas Notícias