sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Sergio Rocha pede ampliação da atual frota de táxi

26 Mai 2014 - 17h07
0 - 0 -

O vereador Sergio Rocha (PTB) protocolou, na Câmara Municipal, moção de apelo solicitando que a Prefeitura providencie a ampliação da atual frota de táxi da cidade.

Rocha destacou que apresentou no ano passado requerimento solicitando informações a respeito da quantidade de veículos que serviam a população, devido a constante crítica da falta de táxi e de apelo de muitos interessados em trabalhar como taxista e que encontravam dificuldades para trabalharem.

O vereador informou que atualmente há apenas 105 veículos habilitados a realizarem o transporte individual, à medida que população de São Carlos é de 221.950 habitantes, uma relação direta de 1 veiculo para cada 2.114 habitantes. Ele apontou que a média nacional é de 350 habitantes por táxi, “número cinco vezes menor que a exigência legal de nossa cidade”.

“As pessoas adotam a prática do transporte individual com veículos próprios, com graves prejuízos ao trânsito e a mobilidade urbana, cujo reflexo é a atual falta de locais adequados para estacionamento e trânsito lento em horários de picos, com prejuízos inclusive ao transporte coletivo”, destacou.

Rocha informou que a ampliação da frota para atender a atual legislação municipal ainda seria pequena, pois atualmente o limite é de um veículo (alvará de permissionário) para cada 1.900 habitantes. “Isto permitiria a São Carlos ter uma frota de apenas 116 veículos, aumento real de onze veículos, enquanto que o desejo da nossa população é de ver alterada a atual lei para 1.500 habitantes por táxi o que aumentaria mais 50 vagas de táxi”. Ele também explicou que a ampliação de mais 60 veículos não comprometeria a sobrevivência dos atuais proprietários de táxis e apresentaria um aumento na atual frota.

Segundo o parlamentar, com o rigor da lei seca os motoristas têm sido mais responsáveis com a própria vida e a de terceiros, além de sofrer com o alto custo da multa, houve um aumento da demanda dos táxis aos finais de semana. Rocha manifesta que o prefeito envie à Câmara Municipal alteração na lei atual para um táxi a cada 1.500 habitantes e atenda a demanda da cidade por novos táxis.

Leia Também

Últimas Notícias