quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Sérgio Mascarenhas recebe o título de Doutor Honoris Causa da UFSCar

Prefeito Barba e deputado Newton Lima participam da solenidade ao lado de outras autoridades acadêmicas

24 Nov 2012 - 08h59
0 - 0 -

O professor Sérgio Mascarenhas recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A indicação foi do Departamento de Engenharia de Materiais, a partir de indicação da Associação de Ex-alunos. A solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (23) no auditório da reitoria da Universidade.

A solenidade teve a presença do reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, do vice-reitor Adilson Jesus de Oliveira, do prefeito de São Carlos Oswaldo Barba, do deputado federal Newton Lima, ambos ex-reitores da UFSCar, da primeira-dama Cidinha Duarte, do chefe do Departamento de Engenharia de Materiais, Pedro Nascente, do professor Paulo Caetano, diretor do Centro de Ciências Exatas da UFSCar, entre outras autoridades.

O professor Sérgio Mascarenhas destacou que a entrega do título é significativa porque foi outorgado por uma das melhores universidades do país e vem do Departamento de Engenharia de Materiais, uma instituição pioneira não só no Brasil, mas na América Latina.

“Eu fico muito orgulhoso por ter contribuído por uma parte disso e a UFSCar realmente é uma universidade que tem se distinguido pela qualidade e, sobretudo pelo comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, ressaltou Mascarenhas.

“Como aluno da primeira turma de Engenharia de Materiais, tive o privilégio de acompanhar de perto a evolução do curso e da universidade, isso graças ao esforço do Sérgio Mascarenhas. Ao implantar a UFSCar ele mudou para sempre a  história de São Carlos. Uma pessoa com essa visão é digna de receber esse título”, disse o prefeito Oswaldo Barba durante seu discurso na cerimônia.

Já o deputado Newton Lima destacou que muitos cientistas nasceram de ousadas decisões de Sérgio Mascarenhas. “Duas qualidades me chamam a atenção: a primeira é a vitalidade, que nos dá exemplo de vida. A segunda é sua profusão de ideias, sua inquietação, o que o torna um homem sempre à frente do seu tempo. Ele é um cientista que não se acomodou com sua brilhante carreira”, destacou.

 

Museu da Ciência – O Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, inaugurado pelo prefeito Oswaldo Barba em abril deste ano, também presta homenagem ao professor Sérgio Mascarenhas. Nos vitrais de entrada do Museu foram feitas montagens com fotos de diversos pesquisadores e estudiosos brasileiros, estão lá Mário Tolentino, Bento Prado, Milton Santos, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Johana Döbereiner e Sérgio Mascarenhas.

 

Histórico - Sérgio Mascarenhas foi um dos grandes responsáveis pela implantação na UFSCar do curso de graduação em Engenharia de Materiais. Mascarenhas está aposentado da USP, coordena projetos do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (também vinculado à USP), é Presidente Honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentre outras atribuições.

Além de sua contribuição à fundação da própria UFSCar e à criação do curso de Engenharia de Materiais, Mascarenhas foi fundador do Instituto de Física e Química de São Carlos (vinculado à USP), do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Instrumentação Agropecuária (unidade da Embrapa), dentre outras instituições com papel central no desenvolvimento da Educação e da Ciência e Tecnologia brasileiras.

Já recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho e à sua trajetória e foi responsável pela formação de “gerações de educadores e de cientistas”.

Leia Também

Últimas Notícias