sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Senac São Carlos investe em cursos na área de saúde

23 Fev 2012 - 14h29

A área de saúde é tão importante para a população como a formação dos seus profissionais. Por isso, o Senac São Carlos vem investindo em cursos na área de enfermagem, saúde e bem-estar, segurança e saúde no trabalho, entre outras, que buscam atender às necessidades dos alunos para inserção, recolocação ou diferenciação no mercado profissional.

Entre os cursos livres oferecidos pela unidade estão Cuidador Infantil e Humanização na Assistência em Enfermagem, respectivamente com carga horária de 16 e 160 horas.

O Cuidador Infantil é voltado para a formação de profissionais, familiares ou não, para trabalharem com crianças de 0 a 6 anos de idade. "Muitos atuam informalmente prestando cuidados a crianças. A possibilidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos envolvendo as competências de um cuidador infantil permite a colocação ou recolocação desse profissional no mercado de trabalho por meio da qualificação adquirida no curso", explica Milene Rodrigues Zanetti, coordenadora da área de enfermagem do Senac São Carlos.

Por meio de situações ativas de aprendizagem que visam despertar no aluno conhecimentos, habilidades e valores, esse curso aborda o contexto ao qual a criança está inserida; o papel do cuidador como facilitador das relações entre a criança consigo mesma, família e entorno; e técnicas para trabalhar a rotina infantil, que muitas vezes inclui brincadeiras, higiene, alimentação, descanso, entre outras atividades.

Já o curso Humanização na Assistência em Enfermagem é destinado, principalmente, a profissionais e estudantes de enfermagem como auxiliares, técnicos e enfermeiros. Ideal para aqueles que desejam acompanhar o crescimento da área de saúde por meio de capacitação profissional.

A humanização tem sido assunto constante nas instituições de saúde, que vêm investindo na relação humana entre seus profissionais e pacientes. Nesse curso, por meio de conceitos, práticas e valores relativos à humanização a fim de minimizar o sofrimento, o participante aprende a prestar assistência a seu paciente.

"Para os profissionais de enfermagem, o termo humanização é amplamente difundido, porém o trabalho diário, muitas vezes, não permite a busca pelo aprimoramento de suas atividades. Tal tema é de tamanha relevância e deve ser discutido e aplicado na assistência ao paciente, pois a tecnologia e os procedimentos aplicados nos cuidados à saúde atualmente só serão eficazes se houver humanização por parte desses profissionais", comenta a coordenadora.

Informações adicionais sobre esses e os demais cursos oferecidos pelo Senac São Carlos podem ser encontradas no endereço www.sp.senac.br/saocarlos ou diretamente na Rua Episcopal, nº 700.

Leia Também

Últimas Notícias