quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Senac São Carlos forma mais duas turmas do Programa de Educação para o Trabalho

24 Jul 2010 - 09h51Por Redação São Carlos Agora

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (22), no auditório do Senac São Carlos, a formatura de mais duas turmas do Programa de Educação para o Trabalho. O programa é gratuito e tem como objetivo contribuir para a inclusão de jovens no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade.

Durante o evento, a coordenadora Ligia Falarara e as professoras Allyne dos Santos e Lucilaine Nunes falaram sobre o que foi produzido durante o curso e o que desejam para o futuro dos participantes. Em seguida, alguns alunos, representando os 50 formandos, prestaram homenagens aos docentes, colegas e ao Senac. No encerramento foi feita a entrega dos certificados de conclusão do curso.  

O Programa Educação para o Trabalho - Novas Conexões foi criado na intenção de preparar jovens autônomos para um mercado de trabalho cada vez mais restrito, exigente e seletivo. A proposta é formar habilidades em jovens de 14 a 21 anos, especialmente naqueles provenientes de famílias com baixa renda.  

Durante o curso, que tem duração de seis meses, são proporcionadas aos participantes situações e atividades que favoreçam a incorporação de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho e uma atitude pró-ativa em relação ao exercício da cidadania.  

A estruturação do programa foi feita em duas fases. A primeira, denominada Eixo de Integração, propõe reflexões sobre as principais características e exigências da organização atual do trabalho e questões relacionadas à cidadania.  

A segunda fase é denominada Fórum Social e Fórum Profissional. No primeiro Fórum, os jovens resgatam os projetos de ação social desenvolvidos ao longo do Programa organizando debates e palestras com a participação de profissionais e estudiosos. Já no segundo Fórum, os jovens têm a oportunidade  de vivenciar, em ambientes empresariais, situações reais de trabalho, por meio de visitas técnicas, palestras de profissionais de diversas áreas.  

O resultado do projeto não é sentido apenas pelos alunos, mas também pelos pais. Cristiane Monte, mãe do formando João Vitor Martins, de 15 anos, notou uma grande mudança no comportamento do filho. ”Ele aprendeu muito com o curso, foi muito bom. Já está falando em arrumar um emprego. Ele amadureceu, está entendendo mais dos assuntos, certamente vai abrir novos horizontes”, afirma.  

Mais informações sobre o Programa de Educação para o Trabalho podem ser encontradas no site www.sp.senac.br/saocarlos ou através do telefone (16) 2107-1055.  

  Serviço
Programa de Educação para o Trabalho
Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 - Centro
Informações: telefone (16) 2107-1055 ou e-mail saocarlos@sp.senac.br
Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo

 
 


Leia Também

Últimas Notícias