quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Seminário internacional debate ciência e tecnologia em São Carlos

17 Out 2011 - 11h19
0 - 0 -

Dentro da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia, que acontece no Pavilhão São Carlos Exposhow, a Prefeitura de São Carlos e a Rede Mercocidades promovem o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas.

O evento acontece na quarta-feira (26), a partir das 10h30. Os prefeitos Oswaldo Barba (São Carlos), Márcio Lacerda (Belo Horizonte) Miguel Lunghi (Tandil, Argentina) e a vice-prefeita de Montevidéu, Eleonora Bianchi, demonstram as experiências municipais em ciência e tecnologia da Rede Mercocidades.

O deputado federal Newton Lima (PT) discute, a partir das 14h30, a democratização da ciência e da tecnologia nas cidades do Mercosul. O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Rodrigues Elias, o secretário de Ciência e Tecnologia do governo da província de Santa Fé, na Argentina, David Esteban Asteggiano e o diretor de ciência e tecnologia do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Gerardo Agresta, participam do mesmo debate.

O Seminário termina com as reflexões sobre parcerias entre instituições de ensino e pesquisa e o poder público, na solução de problemas municipais. Esse encontro está previsto para começar às 16h30 com as palestras do professores Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Targino de Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), Dario Mariorana, reitor da Universidade Nacional de Rosário, Argentina. E Gustavo Scheps, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de La República, Uruguai. "Com a realização do Seminário, esperamos atingir o nosso principal objetivo, que é o de estreitar as relações entre governo, cidadão e universidade, proporcionando a difusão de pesquisa e conhecimento em benefício dos municípios da Rede Mercocidades", afirmou o prefeito Oswaldo Barba.

A Mostra - A 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais acontece de 25 a 29 de outubro, em São Carlos, no Pavilhão São Carlos Exposhow. A abertura, no dia 25 às 19h, deve contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizo Mercadante. Com o slogan "Inovação e conhecimento a serviço das cidades", a Mostra também abrigará, além do seminário, a 8ª Feira Municipal do Conhecimento, a apresentação do prêmio Mercocidades, reunião do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência e Tecnologia, além de atividades artísticas e culturais no próprio Pavilhão São Carlos Exposhow, com shows de MPB, Chorinho e Samba rock, além dos shows com Paralamas do Sucesso, no dia 27, e Cidade Negra no dia 28, ambos na Praça do Mercado. A programação completa estará disponível em breve no site da Prefeitura, www.saocarlos.sp.gov.br. "A determinação do prefeito Oswaldo Barba é que tenhamos um grande evento para que as pessoas conheçam as novas tecnologias desenvolvidas nas cidades do Mercosul", destaca o assessor de Relações Internacionais e Institucionais da Prefeitura de São Carlos e um dos coordenadores da Mostra, Emiliano Saran Azevedo.

A realização da Mostra é da Prefeitura de São Carlos, AUGM (Associação das Universidades Grupo Montevidéu), Instituto Inova e Rede Mercocidades. Conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos, Sebrae, EPTV, CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Petrobrás e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia Também

Últimas Notícias