sexta, 29 de março de 2024
Programação diversificada

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá Circo da Ciência em São Carlos

23 Out 2019 - 07h51Por Redação
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá Circo da Ciência em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Ao longo desta semana, está acontecendo em todo o Brasil a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que, em 2019, tem o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Para São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) preparou uma programação diversificada, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), em parceria com a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, ambos também da UFSCar, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de São Carlos.

No dia 21 e neste dia 23 de outubro, que é também o Dia C da Ciência, linhas regulares de ônibus de São Carlos, da Suzantur, estão com passagens gratuitas e, entre os passageiros, estão estudantes da UFSCar, integrantes de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) em várias áreas do conhecimento, conversando sobre Ciência e Tecnologia com a população. O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

No próximo domingo, dia 27, a Fundação Educacional São Carlos (Fesc) recebe o Circo da Ciência, das 15 às 18 horas. Na programação, gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, há várias atividades que buscam compartilhar conhecimentos científicos e tecnológicos com públicos de várias idades, de forma agradável e divertida.

Além disso, na programação da semana estão alguns eventos acadêmicos. De 23 a 25, acontecem as XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores (https://jornadasaugm.faiufscar.com/#/), evento internacional que a UFSCar sedia em 2019 já em comemoração aos 50 anos da Instituição (a serem completados em 2020). No dia 25, será realizado o VIII Workshop de Grupos de Pesquisa, com apresentações de painéis de grupos de pesquisa da UFSCar das 9 às 17 horas, na área de exposições externa à Biblioteca Comunitária (BCo), área Norte do Campus São Carlos. Às 10 horas, o Workshop apresenta mesa-redonda sobre o tema da Semana Nacional de C&T, no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), também na área Norte. Participam os seguintes docentes, líderes de grupos de pesquisa da UFSCar: Anderson Ferreira da Cunha, Departamento de Genética e Evolução (DGE), Arlene Gonçalves Correa, do Departamento de Química (DQ), Marcio Turra de Avila, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec), Maria Teresa Marques Novo Mansur, do DGE, e Roberto de Campos Giordano, do Departamento de Engenharia Química (DEQ).

Também para o dia 25, está programada a conferência "Cidades Inovadoras e Inclusivas - Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?", das 14 às 17 horas, no auditório do CCET. A Conferência é uma realização do Circuito Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Instituto Meu Oceano, além da Prefeitura Municipal de São Carlos. Às 14 horas, Rodrigo Figueiredo, do Meu Oceano, faz a apresentação "Gestão colaborativa de resíduos". Às 14h30, representante do ONU Habitat fala sobre "Cidades Inovadoras e Inclusivas". Das 15h20 às 15h50 acontece mesa com o tema "Consciência coletiva e gestão colaborativa" e, das 16h10 às 16h40, encerra a programação a mesa "Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável".

Leia Também

Últimas Notícias