sábado, 20 de abril de 2024
Encontro

Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência tem início com palestra sobre direitos

18 Set 2018 - 07h41Por Redação
Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência tem início com palestra sobre direitos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 17, no auditório da Fundação Pró-Memória, a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, ação que acontece até o próximo dia 21.

As atividades tiveram início com a palestra de Sandro Luis Montanheiro Francischini, membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência que enfocou o tema “Os Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil”.

Para o palestrante, deficiente visual, o país não necessita de novas leis e sim executar as que já existem. “Temos sancionadas várias leis que dão equidade para pessoas com deficiência, mas na hora da execução começa o problema, pois os locais não estão preparados para nos receber. Cito como exemplo a Lei que determina a reserva de vagas para pessoas com deficiência nas instituições federais, ótimo, mas esses locais não foram preparados, não tem nenhuma estrutura e nem pessoas habilitadas para tratar com os deficientes. Também não existe fiscalização quanto à aplicação das leis”, afirma o palestrante que vê na realização da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência um chamamento para que os deficientes da cidade sejam ouvidos.

José Paulo Gomes agradeceu o palestrante e lembrou a todos que até sexta-feira (21) várias outras ações serão realizadas. “Nesta terça teremos aqui mesmo na Fundação Pró-Memória, a partir das 14h, uma oficina sobre Libras, na quarta está programada apresentações musicais, na quinta vamos ao Parque Ecológico e na sexta-feira, dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência faremos um grande pedágio educativo e também será o dia (D) de Cadastro e Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS”, finalizou o secretário da Pessoa com Deficiência e Modalidade Reduzida de São Carlos.

Também participaram da palestra representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência, a chefe de gabinete da pasta, Carla Campos e os diretores Aparecido Donizete Penha, do Departamento de Defesa da Pessoa com Deficiência, Américo dos Santos, do Departamento de Inclusão da Pessoa com Mobilidade Reduzida, além da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcynir Bragatto.

 A Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituída pela Lei Municipal Nº 18.111/2017 de autoria do vereador Elton Carvalho.

Confira a programação da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência:

Dia 18 (terça-feira):

14h - Fundação Pró-Memória - Oficina sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) com noções básicas, informações e esclarecimentos de dúvidas sobre a utilização com as professoras Solange Nunes dos Santos e Joyce Cristina Souza Almeida (Presidente da Associação dos Surdos de São Carlos);

Dia 19 (quarta-feira):

14h - Fundação Pró-Memória - Apresentação musical - Coral Braile - Regência Mirian Antunes. Apresentação Musical - Coral APAE - regência maestro Roberto Mori Roda;

Dia 20 (quinta-feira):

8h - Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna - Passeio turístico com alunos das escolas APAE, Paralelo – Espaço de Aprendizagem, Acorde, Espaço Azul;

Dia 21 (sexta-feira):

8h às 18h – Mercado Municipal - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - pedágio educativo e panfletagem nos seguintes locais: avenida São Carlos com Geminiano Costa; Episcopal com Calçadão do General Osório; Dona Alexandrina com XV de Novembro. 

14h - Fundação Casa - secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes, ministra palestra para internos;

8h às 17h - Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda – Avenida São Carlos, nº 1.800, no centro - Dia (D) de Cadastro e Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS.

Leia Também

Últimas Notícias