quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Semana Mundial da Amamentação tem programação especial em São Carlos

22 Ago 2018 - 07h44Por Redação
Semana Mundial da Amamentação tem programação especial em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Semana Mundial de Amamentação (SMAM) 2018 será comemorada, em São Carlos, com diversas atividades, nos dias 27, 29 e 31 de agosto. A organização é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, da ETEc-Centro Paula Souza e do Senac-São Carlos, entre outros parceiros. Toda a programação é gratuita.

Com o tema "Amamentação é a base da vida", a SMSM 2018 pretende informar sobre como a amamentação está ligada à boa nutrição, à segurança alimentar e à redução da pobreza; inserir a amamentação na agenda da nutrição; envolver indivíduos e entidades que atuam com a temática para o compartilhamento de boas práticas; e motivar ações para promover a amamentação como parte estratégica da nutrição e da qualidade de vida.

Para Márcia Fabbro, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, que participa da organização da SMAM, em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida das crianças e mães. "A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise. Sem ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza", defende Fabbro, destacando que nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza são fundamentais para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em São Carlos, serão realizadas atividades articuladas com várias instituições, em prol da conscientização, formação e incentivo ao aleitamento materno, considerando os benefícios da amamentação no aspecto nutricional, na saúde da mulher e na relação mãe-bebê. As ações são voltadas a mulheres, bebês, famílias, cuidadores e profissionais interessados.

A programação começa no dia 27/8, no Senac-São Carlos, às 14 horas, com a abertura da Semana, quando será realizada uma mesa-redonda sobre a temática central desta edição. No dia 29/8, haverá oficinas para alunos e profissionais da área da Saúde, também no Senac, das 14 às 18 horas. As inscrições para a mesa-redonda e para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas no dia 27/9, durante a abertura do evento.

No dia 31/8, acontece a "Tarde divertida para mães, bebês e famílias", com exposição fotográfica, grupo de musicalização, shantala para bebês, pintura na barriga, roda de conversa, dentre outras atividades, das 14 às 17 horas, na Unidade Básica da Saúde (UBS) do bairro Cidade Aracy. Não é preciso fazer inscrição para participar. A programação detalhada está disponível em https://bit.ly/2wfFKAt.

Leia Também

Últimas Notícias