sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Semana do Arquivo terá fotografia como tema

30 Set 2011 - 19h10
0 - 0 -

Será realizado de 17 a 21 de outubro em São Carlos a segunda edição da Semana do Arquivo. Promovido pela Prefeitura de São Carlos por meio da Fundação Pró-Memória, o evento tem o objetivo de discutir a política de preservação dos acervos arquivísticos.

O tema deste ano será "Fotografia: registro, memória e conservação" e abordará a fotografia em diferentes aspectos como a história da fotografia, conservação e cuidados na preservação de coleções fotográficas.

A Semana do Arquivo contará com workshops, visitas técnicas ao arquivo público e histórico da cidade, ciclo de palestras e cursos, no qual serão emitidos certificados de participação.

Para participar da semana, deve ser feita a inscrição até o próximo dia 14 pelo e-mail promemoria@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3373-27-09 e mencionar a palestra/curso que irá se inscrever.

A inscrição é gratuita para servidores da Fundação Pró-Memória e Prefeitura de São Carlos. Para estudantes e servidores públicos federais, estaduais e municipais de outras prefeituras, o custo de cada curso é de R$ 20,00. Demais participantes, o custo é de R$ 50,00. A visita técnica e o ciclo de debate são gratuitos.

A inscrição deverá ser feita antecipadamente. Após a confirmação de vaga, o pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil - AG. 0295-X, Conta Nº 33235-6 - Fundação Pró-Memória de São Carlos. O comprovante deverá ser encaminhado pelo fax (16) 3373-2701 ou pelo e-mail: promemoria@saocarlos.sp.gov.br .

As atividades acontecerão na Estação Cultura no Auditório "Octavio Damiano". A Fundação Pró-Memória está localizada na Praça Antônio Prado, s/n, na Antiga Estação Ferroviária - Vila Prado.

Confira a programação:

17 e 18/10 | Segunda-feira e Terça-feira

  • 8h às 12h - 14h às 18h

Workshop "A Fotografia como memória do instante transitório", com Emídio Luisi
Fotógrafo, trabalhou na revista Veja SP e no Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro e dança e nas áreas de Etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o Prêmio Aberje, faz parte do acervo Masp Pirelli. Atualmente fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Agência Fotograma Imagens.
Carga horária: 16h | Vagas limitadas
Pré-requisito: Conhecimentos básicos de fotografia e máquina fotográfica (resolução mínima 7MP)

19/10 | Quarta-feira

  • 9h às 12h


Visita técnica ao Arquivo Público e Histórico da Cidade

Ciclo de debates | Tema: Descrição e uso da foto como documento de arquivo

  • 14h | Solange Ferraz de Lima

Historiadora, possui mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual.

  • 15h | Cássia Denise Gonçalves

Historiadora, graduada pela PUC-SP e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Atualmente é profissional em organização de arquivos do Centro de Memória da Unicamp, atuando nas áreas de arquivo fotográfico, processamento técnico de fotografias e análise documentária de fotografias.

20/10 | Quinta-feira

  • 8h às 12h - 14h às 17h30

Curso de "Conservação de acervos fotográficos físicos", com Leandro Lopes Pereira de Melo
Arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo. É professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac. Atua como conservador-restaurador de documentos gráficos, com a elaboração, supervisão e execução de projetos de conservação de acervos documentais, em especial de documentos fotográficos, e na capacitação de equipes para estes trabalhos.
Carga horária: 7h | Vagas: 40

21/10 | Sexta-feira

  • 8h às 12h - 14h às 18h

Curso "Noções básicas de arquivo e conservação de documentos", com Vera Lúcia Cóscia
Bibliotecária e especialista em organização de arquivos. Ministra cursos e palestras sobre Conservação de acervos, tanto documentais como bibliográficos. É Bibliotecária das Coleções Especiais da UFSCar onde coordena os serviços de tratamento e disponibilização do "Fundo Florestan Fernandes".
Parceria com Escola Municipal de Governo (EMG)
Carga horária: 8h | Vagas: 40

Leia Também

Últimas Notícias