Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Cidade

Semana de Patrimônio da Pró-memória, confira programação

21 Nov 2011 - 17h24
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, a Fundação Pró-Memória e o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Carlos (COMDEPHAASC) realizarão de 22 a 25 de novembro a 1ª Semana de Patrimônio com o tema "Patrimônio para todos: direitos e conquistas".

O objetivo da semana será discutir a relação do público com o patrimônio oficialmente reconhecido, e também a inserção do tema Patrimônio no Plano Nacional de Cultura, para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Durante a semana serão realizadas mesas redondas, curso de redação científica, visita guiada ao patrimônio histórico de São Carlos e um bate-papo com Marcelo Carvalho lançando seu livro "Arquitetura Conversável".

A visita guiada, debates e oficinas serão gratuitos, será cobrada uma taxa para o curso de redação. A inscrição para o curso será gratuita para servidores da Fundação Pró-Memória e da Prefeitura Municipal de São Carlos. Para estudantes, instituições apoiadoras ao evento e servidores públicos federais, estaduais e municipais de outras prefeituras, o custo do Curso de Redação Científica é de R$ 20,00. Demais participantes, o custo é de R$ 50,00.

Prazo para inscrições até o dia 21 de novembro, pelo e-mail: promemoria@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3373.2700. Mencionar a atividade que irá se inscrever. Será emitido certificado de participação.

A inscrição deverá ser feita antecipadamente. Após a confirmação de vaga, o pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil - AG. 0295-X, Conta Nº 33235-6 - Fundação Pró-Memória de São Carlos. O comprovante deverá ser encaminhado pelo fax (16)3373-2701 ou pelo e-mail: promemoria@saocarlos.sp.gov.br .

A Fundação Pró-Memória está localizada na Estação Cultura na Praça Antônio Prado, s/n, antiga Estação Ferroviária. Mais informações através do telefone (16) 3373-2700. Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.

Confira a programação completa:

22/11 | Terça-feira 

· 9h às 11h

Percursos: roteiro urbano
Visita guiada ao patrimônio histórico do centro da cidade, seguida de debate sobre temas ligados ao patrimônio com o corpo técnico da Fundação Pró-Memória.

· 14h às 17h | Mesa redonda

Patrimônio Cultural
Com o Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP) e Elizeu Franco (CONDEPHAAT)

23/11 | Quarta-feira

  • 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Curso de Redação Científica
Com Mauro Celso Destácio, jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e especialista em divulgação científica pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP.
O curso tem como objetivos promover a conscientização a respeito da importância da divulgação científica, transmitir aporte teórico essencial não apenas sobre a divulgação científica em si, mas igualmente nos campos do conhecimento como ciência e a comunicação e desenvolver as habilidades de escrita em textos de divulgação científica, a fim de que sejam claros e eficazes, como se requer de produções destinadas a um público amplo.
Vagas: 25
Carga horária: 20h

24/11 | Quinta-feira

  • 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Curso de Redação em Divulgação Científica

  • 19h30

Local: Paço Municipal

Lançamento do livro "Histórias na Fachada"
Histórias na Fachada é um guia de orientação aos proprietários de imóveis históricos.

Bate papo com Marcelo Carvalho Ferraz e lançamento de seu livro "Arquitetura Conversável"
Marcelo Carvalho Ferraz | Arquiteto formado pela FAU-USP em 1978, foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período. Dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi de 1992 a 2001 e o Programa Monumenta - Minc (para recuperação das cidades históricas), entre 2003 e 2004. Sócio do escritório Brasil Arquitetura desde 1979, com projetos premiados no Brasil e no exterior. Entre eles o Bairro Amarelo, em Berlim, o Museu Rodin Bahia, em Salvador e o Museu do Pão, em Ilópolis, RS.Publicou em 1992 o livro Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira e, em 2005, o livro Brasil Arquitetura - Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, com obras selecionadas. Lecionou na Washington University in Saint Louis, USA, em 2006, como professor convidado. É professor da Escola da Cidade, em São Paulo.

25/10 | Sexta-feira

  • 8h às 12h

Curso de Redação em Divulgação Científica

  • 15h às 17h | Debate

Patrimônio e o Plano Municipal de Cultura: Sistematização
Sistematização das propostas relacionadas ao patrimônio que serão encaminhadas para compor o Plano Municipal de Cultura.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias