quinta, 28 de março de 2024
Aberta ao público

Semana de Cuidados Paliativos acontece entre 8 e 10 de outubro em São Carlos

06 Out 2018 - 07h16Por Redação
Semana de Cuidados Paliativos acontece entre 8 e 10 de outubro em São Carlos -

De 8 a 10 de outubro será realizada, em São Carlos, a Semana de Cuidados Paliativos. O evento é uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Santa Casa da cidade e celebra o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado todos os anos no segundo sábado de outubro. As atividades da Semana são gratuitas e abertas ao público.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

O tema da campanha mundial deste ano, eleito pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), é "Cuidados Paliativos: porque eu importo". A temática traz luz à experiência vivida por pessoas com doenças ameaçadoras da vida, focando no que é mais importante: as necessidades de cuidados paliativos em pacientes e seus familiares.

A programação terá distribuição de panfletos sobre os cuidados paliativos para a população nos dias 8 e 9 de outubro. No dia 10, a partir das 18 horas, acontece a palestra "O que é Cuidado Paliativo?", conduzida por Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar. Após a palestra, haverá uma apresentação dos serviços realizados pelo Centro Integrado de Humanização da Santa Casa de São Carlos, pelo Coletivo de Cuidados Paliativos da UFSCar e pela Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos (LATACP), também da Universidade, todos envolvidos na organização da Semana. A atividade acontece no Anfiteatro da Santa Casa e não é preciso fazer inscrição. A programação completa pode ser acessada em https://bit.ly/2OFESkc.

Leia Também

Últimas Notícias