Menu
domingo, 05 de dezembro de 2021
Prevenção criminal

Semana da Segurança Pública é aberta em São Carlos

04 Dez 2018 - 07h10Por Redação
Semana da Segurança Pública é aberta em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi aberta nesta segunda-feira, 3, na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, a 1ª Semana da Segurança Pública de São Carlos, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município com ações voltadas à prevenção criminal, à preservação da vida e ao bem estar social.

O evento conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Diretoria Regional de Ensino, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal. A palestra de abertura foi ministrada pelo Tenente Coronel PM Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º BPM/I que falou sobre o tema “O que é Segurança Pública”; na sequência o coronel PM Paulo Wilhelm de Carvalho, secretário municipal de Infância e Juventude falou sobre “A Drogadição: mecanismos e consequências”.

Coronel Samir Gardini, diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, agradeceu o vereador Moisés Lazarine pela autoria do projeto e garante que São Carlos já está avançando bastante na área. “Já apresentamos o Plano Municipal de Segurança Pública, conjunto integrado de propostas e ações que articulam políticas de segurança, políticas sociais e ações de integração e colaborarão comunitárias, que contribuam para otimizar os recursos e meios destinados a prevenir e reprimir a criminalidade; reduzir a impunidade, coibir e desestimular as práticas violentas; atuar positivamente na indução da maior participação comunitária no combate a violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade do cidadão. A partir do próximo ano vamos ter a Secretaria Municipal de Segurança Pública e com certeza vamos tornar esse evento ainda maior”, garantiu Gardini.

“A importância do evento é a interlocução entre os diferentes órgãos da segurança pública na segurança da população. Estamos num período bom na área da segurança pública na cidade de São Carlos, com redução de indicadores criminais, do nível de violência, mas sempre é preciso avançar. É preciso que tratemos a questão da segurança sob a ótica da prevenção primária. A segurança se constrói com o esforço de todos”, afirmou o Tenente Coronel PM Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º BPM/I.

Também participaram da abertura do evento o capitão Paulo Roberto Nucci Junior, comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar de São Carlos, Major PM Jefferson Lopes Jorge, Coordenador Operacional do 38º BPM/I, o secretário de Transporte e Trânsito Coca Ferraz, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero e o assessor Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto, entre outras autoridades civis e militares.

Confira a programação completa da 1ª Semana de Segurança Pública de São Carlos:

4/12 – Escola Estadual Doutor Álvaro Guião - 14h30 – Palestra com o tema “Segurança sob a ótica pessoal e da família” com Cabo PM Ademir Antônio de Oliveira da equipe de Policiamento Ostensivo Preventivo; 16h – Palestra com o tema “Relações Humanas” com o juiz de Direito da Vara da Família, Paulo Cezar Scanavez;

5/12 – Escola Estadual Doutor Álvaro Guião - 14h30 – Palestra com o tema “Imperícia, imprudência e negligência atributos para se viver com segurança” que será ministrada pelo Cabo PM André Platero Romero das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM); 16h – O tema debatido será “Democracia e Segurança Pública” e o palestrante o presidente da OAB São Carlos, Renato Cássio Soares de Barros;

6/12 – 18h – Ginásio Milton Olaio Filho – Formatura do PROERD.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias